11 de novembro de 2009

A polêmica do Muro da Mauá

Eu não queria escrever este post. Não queria mesmo. Pois como este blogue é lido no Brasil todo e ainda em Portugal [um abraço pro pessoal de Sacavem!] eu fico com vergonha de expor as nossas polêmicas provincianas (porém, como bom provinciano, admito que adoro essas polêmicas).

É que fizeram um comentário sobre o post Capital das Monstruosidades, dizendo, entre outras coisas, "vamos fazer um mutirão para destruir o vergonhoso muro da Mauá!". Eu estava respondendo e vi que a resposta estava grande demais e resolvi abordar o tema aqui, publicamente.

Para quem é de fora de Porto Alegre, o caso é o seguinte: em 1941 a cidade enfrentou sua maior enchente, que deixou debaixo dágua boa parte do Centro. Após a enchente, foram tomadas algumas medidas preventivas, como a construção de um muro de três metros de altura ao lado do Cais do Porto. Tudo ia muito bem até que alguém percebeu que nunca mais tivemos enchentes, e a geração pós-41 começou a questionar a presença do tal muro, clamando pela sua derrubada (a exata expressão "derrubada do muro da mauá" tem cerca de 2.500 ocorrências no google).

Como
o esporte preferido do portoalegrense é criar dicotomias maniqueístas, apenas para poder ser contra alguma coisa (e aqui não me excluo), o Muro entrou em campo, com seus respectivos defensores e detratores (estes bem mais apaixonados que aqueles). Para se ter uma ideia, a cada nova eleição para a prefeitura da Capital do RS, o assunto sempre surge, a ponto de os repórteres perguntarem para os candidatos, antes de qualquer outra, a questão fatídica: "Se eleito, o que pretende fazer com o Muro da Mauá?" Comparações com o Muro de Berlim não são raras.

A preocupação é legítima e deve ser mesmo considerada. Mas o que me chama mais a atenção são os argumentos dos defensores da derrubada do muro. O mais frequente é: "precisamos devolver o Rio para a população". Acho que os derrubistas [atenção Houaiss, termo cunhado neste momento, não me esqueça na próxima edição do dicionário!] nunca se deram conta de que, mesmo que o muro seja demolido, ninguém vai ver Rio algum, pois há dezenas de armazéns entre o Rio Guaíba e o muro. São velhos depósitos para as cargas trazidas de navio (e atualmente também serve de espaço para a Bienal do Mercosul). 95% do Rio Guaíba é acessível à população, por quilômetros e quilômetros sua visão não sofre interrupção alguma. Mas não basta: os derrubistas exigem ver o Rio só naquele ponto ali, por algumas centenas de metros.

Qualquer
um que tenha se aproximado das margens do Guaíba - um rio ultrapoluído - sabe como ele é extremamente mal-cheiroso, principalmente na região central. A derrubada do "vergoonhoso" Muro da Mauá apenas contribuiria para agravar ainda mais o problema dos odores desagradáveis do Centro.

E outra: quem já esteve do outro lado do muro - e qualquer um pode ir pra lá - sabe que é ali o local mais silencioso do Centro. Provavelmente o único lugar silencioso do Centro. Ainda para quem reclama do enfeiamento da cidade com o muro, que já foi cinzento e sujo, ele é também uma enorme galeria de arte ao ar livre, com pinturas de dezenas de artistas em toda a sua extensão.




Bom, este post mala foi só pra explicar por que, no dia em que me convidarem para "um mutirão para destruir o vergonhoso muro da Mauá" eu vou preferir ficar em casa tomando chá de hibiscus.

ADICIONADO: Na noite seguinte a esta postagem, sonhei que meu apartamento estava sendo alagado. O que não me deixa esquecer que o sonho secreto de todo anti-derrubista é um dia ver uma enchente na cidade.



4 comentários:

  1. ELTON:realmente tenho que fazer uma redação sobre isso e sua posição como protetor do muro me deu muitas idéias.Dava muitas enchentes antigamente depois de construído o muro nunca mais se ocorreu agora esses politicos que só roubam dinheiro do povo querem mexer no nosso querido muro que apesar de falarem que é feio ajudou e protejeu até hoje muitos gaúchos.
    Mais também achei estranho eles se preocuparem com o povo mais fui descobrir que a derrubada do muro é para 2012 no caso só por causa dessa copa do mundo na verdade eles não estão nem ai para o povo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o post foi útil, Elton. Boa sorte na redação. Se precisar de um revisor, estamos aí...

    ResponderExcluir
  3. Se um dia os políticos arranjarem uma maneira de ganhar dinheiro derrubando este monstrengo, podes ter certeza, ele ira abaixo independente do que pensam os apreciadores de chá de hibiscus. ABAIXO O INÚTIL MURO DA VERGONHA, JÁ !

    ResponderExcluir
  4. Como eu disse antes, mas nao me canso de repetir, adoro as manifestacoes pitorescas dos habitantes dessa provincia...

    ResponderExcluir

Colaboradores