6 de outubro de 2015

Há Cem Anos - 4

Mais uma postagem que apresenta a grafia no Português Brasileiro no início do século XX. As duas matérias a seguir foram retiradas do jornal A Federação, publicado em Porto Alegre no dia 10 de outubro de 1900. O texto está transcrito ipsis literis, inclusive com os erros, como uma troca de nomes.

As palavras que diferem da grafia atual estão destacadas. Regozijai-vos.


I.



Lê-se no Echos da China, jornal frances que se publica em Shangai: “Hontem e ante-hontem esteve exposto, na porta da cidade, um chino chamado Chang.
Crê-se geralmente que é o auctor de todos os banditismos commettidos em Putong.
O miseravel está encerrado em uma gaiola e com a cabeça intrometida em uma [trecho ilegível] porta superior.
O homem deve ficar constantemente de pé sobre um monte de tijolos e telhas.
Durante dois ou tres dias dar-lhe-ão alimentação e o porão em exposição nas diversas portas da cidade.
Findo este periodo, deixal-o-ão morrer de fome e para tornar-se a morte mais horrivel, irão pouco a pouco retirando os tijolos, até ficar o infeliz completamente suspenso.

II.
Grave Incidente
Ferimento e morte

Noticia a Patria Nova, de S. Gabriel a 6 do corrente:
“Passou por esta cidade hontem um trem de serviço, conduzindo uma turma de trabalhadores da estrada de ferro, empregados no serviço de lastro, e que se destinava á uma pedreira existente em campos do sr. Frederico Fayett.
Muitos delles, fortemente excitados pelos calores do alcool, na parada que faz o comboio no passo do Pedroso, travaram se em lucta corporal.
A essa hora, pouco mais de meio dia, os empregados da xarqueada dos srs. Manoel Patricio & Filhos, estabelecimento que está localisado junto ao ponto citado, haviam abandonado o serviço e dirigiam-se aos seus respectivos arranchamentos para fazerem refeições.
E ao passarem pelo logar do conflicto, alguns dos desordeiros tentaram-lhes obstar a passagem ; havendo reluctancia por parte daquelles, estes, em grande numero, lhes caíram em cima, armados de porretes, facas e alguns de pistolas.
Foi em primeiro logar barbaramente espancado o preto Pedro Andrade ; acercando-se mais alguns companheiros seus do logar da lucta, talvez no intento de defenderem-no, foram tambem aggredidos pelos scelerados.
Em presença de tal, um outro empregado da xarqueada, o sr. Isidoro Vinadé, moço que aliás se tem imposto á consideração de seus chefes pelo seu devotamento ao trabalho, convidou o seu amigo João das Chagas Cardoso, guarda-livros daquella firma, para accudirem os seus peães que estavam prestes a serem exterminados pela sanha dos bandidos.
Cordeiro, reconhecendo o perigo, reluctou em acceder promptamente a esse convite e dirigiu-se para sua casa.
Isidoro, então, arma-se de um espadim e corre para o logar do conflicto, pedindo aos contendores que se acalmassem ; estes, responderam-no com uma feroz aggressão, prostando-o gravemente ferido ao solo.
Sabedor disso, Cordeiro, que era um moço brioso  e de bastante coragem, dirigiu-se, completamente desarmado, para o local onde estava sendo espancado Vinadé.
Ao passar, porém, por uma carreta que havia proxima, armou-se de um fuero e pedindo aos aggressores do seu amigo que o não matassem, foi tambem aggredido por um mulato que fazia parte da pandilha. Cordeiro vibra-lhe, então, forte cacetada e prostra-o atordoado ; logo após, um dos bandidos pucha de uma pistola e desfecha-a certeiramente sobre Cordeiro, que veio a falecer a 3 1\2 horas depois.
Além da lamentavel morte do estimavel moço em quem os srs. Monoel Patricio & Filhos perderam um auxiliar honrado e trabalhador, acham-se gravemente feridos mais seis empregados daquelle estabelecimento.
Vinadé e mais tres dos feridos acham-se nesta cidade, sendo o estado do primeiro bastante melindroso.
O infortunado Cordeiro que logo após o lamentavel incidente, que, fundamente emocionados, ainda, viemos traçando, foi transportado para aqui, vindo a fallecer pouco depois de sua chegada, no Grande Hotel.
O finado que era casado em segundas nupcias com d. Amelia Cordeiro, contava 39 anos, era filho de Santo Amaro e deixa na orphandade oito filhos, quatros dos quaes, ainda bem creacinhas.
O seu enterramento effectuado hoje foi bastante concorrido ; a familia do sr. Manoel Patricio Azambuja, nesta cidade, foi incançavel de encarregar-se de todos os negocios do sahimento do finado, bem assim de amparar n’esse duro golpe a infortunada viuva.



Um comentário:

  1. Olá!!
    Apresento a rede social TSU que concorre com Facebook e paga aos utilizadores!
    O Tsu é uma rede social criada em outubro de 2014 à qual acede quem for convidado por um membro. Ela recompensa os utilizadores pela sua atividade no site.
    www.tsu.co/samgom

    ResponderExcluir

Colaboradores