26 de janeiro de 2011

Vai uma trepanação aí?

Trepanação é o ato de trepanar. Trepanar é perfurar com o trépano. O trépano é uma espécie de broca utilizada para atravessar os ossos do crânio. Trepanação, portanto, é abrir um buraco na cabeça. Que tal? Você imagina que deve ser um procedimento cirúrgico inevitável em cirurgias cerebrais, coisa de especialista mesmo. Mas saiba que há um povo por aí que defende a trepanação caseira mesmo, visto que a maior parte dos médicos não aprova tal procedimento. Os adeptos da perfuração craniana doméstica afirmam que essa prática melhora a circulação sanguínea, favorecendo as atividades cerebrais.


Dizem que a trepanação é muito antiga - já acharam crânios datados do ano 3000 a.C. com os tais furos - e que já foi documentada em quase todas as culturas e civilizações. Mas hoje em dia ainda temos muita gente que adotou o furinho. Há até mesmo uma instituição que, para desespero das médicos, dissemina informação sobre o método, é a International Trepanation Advocacy Group*, ou Grupo Internacional pela defesa da Trepanação. Dizem eles que a trepanação é boa para enxaquecas e insônia, dá mais energia e expande a consciência (e como!)

Mas até agora só falamos, o que não dá muita ideia da bizarrice da coisa. Quem tiver estômago forte e uma boa cabeça, assista ao trailer do documentário A Hole in the Head. E depois à entrevista de Bobby Lund, o cinquentão que voltou à adolescência depois de abrirem um buraco na cabeça dele.

Trailer do documentário A hole in the Head


Entrevista de Bobby Lund



*ALERTA: antes de entrar no site desligue o som do seu computador, pois toca música new age.

9 comentários:

  1. Diegão, meu favelão! gosti muntcho do post trepação, foi massa! Nóis aki de Cajacity já fazemo isso cus manu. Forti abraço?

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou tentendo decidir se aquele comentário antigo "você é favela" foi um elogio ou uma crítica, mas enfim...detesto fazer uma pesquisa académica minuciosa e aprofundada como essa e ninguém ler. Não é, de forma alguma, questão de ego, só lamento pelas pessoas toda vez que percebo que o mundo é privado dos meus vastos conhecimentos.
    (ainda vou fazer um making-of para entenderem todos os processos envolvidos na produção de um post)

    ResponderExcluir
  3. Pena q eu não sei inglês... gostaria de saber o que ele fala da experiência...

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,

    Neste vídeo funciona uma interessante ferramenta do google para quem não entende inglês.
    na base do vídeo há a opção "cc". Clicando ali voc~epode optar por transcrição automática do áudio (a transcrição é feita por uma ferramenta de reconhecimento de voz).Vocêpode optar por "translate captions",que vai traduzir a transcrição do inglês para a língua que você escolher.
    É uma saída, mas alerto que a tal da ferramenta de transcrição ainda precisa de muito aprimoramento. Mas tente, e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. bizarro mais interessante...

    ResponderExcluir
  6. ei djegovsky vc faria uma trepanação?

    ResponderExcluir
  7. Se eu tivesse uma grana sobrando, já tava lá. Soube de um grupo que vai pra Loja, uma cidade no Equador pra ter a coisa feita por cirurgiões competentes.
    4000 dólares a operação mais os custos de hospedagem, além da passagem aérea, que, pelo que eu vi, não sai por menos de 1300 reais.
    Negócio é considerar arrumar algum "doido" afim de fazer a coisa DIY. (Eu até faria em mim mesmo, mas acho bem mais interessante compartilhar a experiência com "a likeminded individual.")
    Tá afim, Diego-san?

    Hahahaa. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cavisseu:
      Eu, apesar de não estar 100% satisfeito com o meu crânio (quanto ao resto do corpo nem vou comentar), por incrível que pareça ainda não fui contemplado com essa urgência de perfurar a minha testa.
      Mas me voluntarizo pra trepanar os outros, desde que assinem um contrato não me responsabilizando por consequências imprevistas e\ou indesejadas.

      Excluir

Colaboradores