7 de abril de 2009

Há Cem Anos...

(este post é dedicado a todos aqueles que se opõem à reforma ortográfica)


Aderi.


Sim, depois de já ter apoiado opositores ferrenhos da Reforma Ortográfica aqui neste espaço, agora tenho que reconhecer: não há sentido em ser contra a Reforma. É como ser contra a Lei da Gravidade, ou contra a morte. Um dos motivos que me fez deixar de lado os protestos foi justamente ler os textos publicados logo abaixo. São notícias publicadas há mais de cem anos no jornal gaúcho Correio do Povo. Fiquei imaginando os puristas e conservadores da época protestando contra as alterações da Língua Portuguesa, e achei-os uns bobos ingênuos. Não estaria eu, ao protestar contra a atual reforma (que não muda quase nada, a bem da verdade), sendo também um bobo ingênuo?





As notícias abaixo foram todas publicadas há mais de cem anos no jornal Correio do Povo. Exceto uma, que eu inventei e acrescentei.

O camaradinha- O indivíduo conhecido pela alcunha de Camaradinha e que anda constantemente embriagado continúa a fazer das suas. Ainda ante-hontem, á rua Coronel Genuíno e General Paranhos, esse indivíduo pronunciando obscenidades insultou algumas famílias que se achavam á janella. Chamamos para esse indivíduo a attenção da policia.

Accidente – Hontem, á tarde, o conductor do bonde n. 158 da linha Duque de Caxias, de nome Josephino Saraiva, quando cobrava as passagens bateu com a fronte em uma das columnas, disso lhe resultando ferimento na região occipital. (26/11/1908)

Cinema-Variedades – Assistimos, hontem, a experiencia do apparelho installado no Cinema-Variedades, que acaba de ser estabelecido á rua dos Andradas, n. 343. A experiencia deu excellente resultado pois o apparelho projecta magnificas vistas, de uma nitidez e fixidez notáveis. Afora isso, que já é o bastante, o Cinema-Variedades está bem montado, em vasto salão, fartamente illuminado e onde vão funccionar dois grandes ventiladores. A nova casa de diversões deverá ser inaugurada amanhã, e, então, o publico tera ensejo de aprecial-a devidamente. (27/11/1908)

Attropelamento – Hontem, pela manhã, um jovem estudante, de nome Joaquim Macedo, foi attropelado, por um carro, em frente á Faculdade de Architetura. O choffeur do automóvel, João Antônio Martins, declarou ter visto o jovem ja muinto tarde para accionar os freos do veiculo. O estudante foi atendido á Santa Casa e appresenta melhoras. (13/12/1908)

Accidente por bondes – Hontem, ás 8 horas da noite,á praça General Marques, o bonde n. 30, da linha Venancio Ayres, quase apanhou um menor, de 3 annos de idade. Este atravessára, imprudentemente, a linha, e, si não houvesse o motorneiro Pedro José Ricardo travado o vehiculo, o pequeno teria sido apanhado. Antonio Vecchio, o motorneiro, victima de um accidente por um bonde, e o seu collega Geraldo Fernandes, que tambem sofreu violento choque electrico, domingo ultimo, acham-se recolhidos á Santa Casa. O estado de ambos é gravissimo. (19/12/1908)

Uruguayana – O dr. Antonio Augusto de Carvalho foi assassinado pelo coronel Hildebr5ando Ayres,presidente do directorio macielista. Corem várias versões sobre o facto, accreditando uns que houvesse provocações por parte do dr. Carvalho e outros por parte do coronel Hildebrando.

Aggressão e ferimento – Hontem, ás oito horas da noite, á rua Sertoio, soldado Gregoio Pedro Gonçalves, armado de adaga, desferiu violento golpe em sua amasia, Felisbina da Conceição, que teve a mão direita quase decepada.O alferes Belarnmino dos Santos effectuou a prisão do criminoso, fazendo recolhel-o a um dos xadrezes do corpo a que pertence. Felisbina, que perdeu muito sangue, ficou sem fala, e foi, no carro da assistência, levada ao 3º posto, onde lhe fizeram curativos. A offendida foi recolhida á Santa casa, ás dez horas da noite. É ignorado o movel do delicto, apezar das averiguações feitas no proprio local pelo auxiliar Patricio Camara.


Insolações- O excessivo calor de hontem occasionou alguns casos de insolação,notadamente em trabalhadores. Ás três horas da tarde, a bordo do Itaúba, o immediato desse vapo caiu ao sólo, acommettido de insolação. Soccorreu-o, promptamente o dr. Luiz Masson.

Um comentário:

  1. Campanha pela volta do trema!

    A tese principal é que seu uso deve ser opcional.

    A explicação é que, já que não faz falta, também não incomoda ninguém...

    Além disso, o u, parece, é na verdade um par de i xipófago, portanto, nada mais natural que receber dois pingos, por analogia e solidariedade.

    ResponderExcluir

Colaboradores