17 de junho de 2022

Os melhores (e piores) livros de 2019

Como já é tradicional em todo início de ano, publico uma lista dos melhores (e, às vezes, dos piores) livros do ano anterior. Não é a lista de livros lançados naquele ano, mas das minhas leituras pessoais, portanto, a lista é totalmente subjetiva, anacrônica e atemporal. Em 2019, fiz poucas leituras (20 livros, totalizando 5.331 páginas, com média de 15 páginas lidas por dia), o que prejudicou a seleção, pela pequena amostra, e levou também a um paradoxo: alguns livros constam na lista de melhores ao mesmo tempo em que estão na lista dos piores. (Aqui as listas de 2018 2017)

Melhores livros de Ficção:

1º Lugar
4321
Autor: Paul Auster
Editora: Picador



O “Great American Novel” – ou “Grande Romance Americano” – é um tipo de livro que, por meio do foco em alguns personagens, traça um ou mais momentos históricos dos EUA, com a ambição de capturar o espírito americano, com suas falhas e suas virtudes. 4321 é a primeira tentativa de Paul Auster de escrever um Grande Romance Americano. O livro acompanha a infância e a juventude de Ferguson durante algumas décadas do século XX, em todas as suas quatro vidas diferentes. Não, não se trata de reencarnação ou viagem no tempo, é somente o recurso que o autor escolheu para abarcar todas as possibilidades históricas possíveis no período. Assim, acontecimentos fortuitos, como um incêndio, uma herança, uma separação, levam o protagonista, em cada uma de suas quatro versões, a caminhos de vida bastante diversos, mas sempre com a ambição de se tornar escritor. O livro ganha o primeiro lugar por ser um trabalho monumental, não apenas pelo volume (um calhamaço de 981 páginas) mas por toda a minuciosa pesquisa envolvida para resgatar os acontecimentos históricos que servem como pano de fundo para contar as desventuras de Archie Ferguson, protagonista da obra.

 

2º Lugar
Meu livro violeta
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras



A primeira parte de Meu livro violeta é um conto delicioso, com todas as marcas que consagraram Ian McEwan como um dos maiores escritores vivos do século: economia de linguagem e perfeito domínio da técnica, humor sutil, dilemas morais, crueldade humana. O conto narra uma sensacional história de rivalidade entre escritores.
Trecho do livro:
“Você terá ouvido falar de meu amigo Jocelyn Tarbet, um romancista que já foi célebre, mas cuja fama, assim suspeito, começou a declinar. O tempo pode ser cruel em matéria de reputação. Em sua lembrança ele provavelmente está associado a um escândalo e a um ultraje já quase esquecidos. Você não teria ouvido falar de mim, o então obscuro romancista Parker Sparrow, até o meu nome é ser publicamente vinculado ao dele. Para um grupelho de entendidos, nossos nomes continuam firmemente relacionados, como as duas extremidades de uma gangorra. Sua ascensão coincidiu com o meu declínio, embora sem tê-lo causado. Depois, sua queda foi acompanhada pelo meu triunfo na batalha de todos os dias. Não nego que houve desonestidade. Roubei uma vida e não tenciono devolvê-la. Você pode tratar as poucas páginas que se seguem como uma confissão.”

3º Lugar
Pssica
Autor: Edyr Augusto Proença
Editora: Boitempo
Pssica entra na lista por ser uma surpresa. O autor é um paraense desconhecido no Brasil e reverenciado na França, país onde não apenas teve todos os seus livros publicados como já ganhou um prêmio literário de melhor romance. Seus temas são a vida urbana e criminosa da região Norte do país e também de países como Guiana Francesa. Só acabei vindo a conhecer Pssica pela propaganda que Daniel Galera fez do livro, depois que escreveu a orelha. O retrato que Edyr faz do mundo do crime é tão explícito e cruel que chega a causar incômodo no leitor. A crueza com que Edyr detalha certas cenas deixa Rubem Fonseca parecendo uma menininha inocente.

Infelizmente, a capa é horrorosa


Trecho da orelha do livro:

“Uma narrativa que nem se dá ao trabalho de arrancar para depois acelerar. O velocímetro está no vermelho no instante em que a sentença de abertura nos informa: ‘Era para ser um dia normal’.  Desse horror acelerado ao máximo brota uma estranha poesia. Isso ocorre, talvez, porque o motor do texto é silencioso e eficiente. Os personagens nunca deixam de ter uma desejável ambiguidade. Vítimas e bandidos se confundem à medida que suas paixões, sofrimentos e crueldades convergem para uma série de acertos de contas, desencontros, fins abruptos. Mesmo nos picos de maldade, seus destinos evocam tristeza, quando não uma incômoda empatia.”

Piores livros de Ficção:

1º Lugar
O cavaleiro preso na armadura
Autor: Robert Fisher
Editora: Record

Não se sabe bem por que certos livros ganham tanta repercussão.  O cavaleiro preso na armadura é uma fábula simplória de autoajuda, que talvez interesse a pessoas muito jovens de pouca leitura ou a pessoas de pouca leitura em geral. O problema é que é dirigido a adultos. Enfim, em termos de livro de ficção, tem a pior característica que um livro de ficção pode ter: lição de moral.

2º Lugar
Meu livro violeta
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras

Meu livro violeta entrou na lista dos melhores e também dos piores. O livro é composto de duas partes: um conto e um libreto de ópera. O conto é ótimo, e por conta dele o livro entrou na lista de melhores livros de ficção. Já a segunda parte é enfadonha ao extremo. Talvez até funcione como texto de ópera, mas como leitura isolada é de uma chatice monumental.

3º Lugar
4321
Autor: Paul Auster
Editora: Picador

Em 4321, Paul Auster se afasta do seu estilo tradicional, direto, objetivo, preciso e fluido, para tentar abarcar o mundo (ou pelo menos um pedaço dele). A proposta é louvável, visto que envolveu um gigantesco trabalho de pesquisa histórica, mas o resultado deixa muito a desejar, por um único motivo: é chatíssimo. Primeiro, porque fica claro, muitas vezes, que o protagonista, o jovem Archie Ferguson, só serve como marionete do autor para que os acontecimentos históricos (principalmente da conturbada década de 1960) ganhem relevância no livro, alguns fatos são narrados com excesso de detalhes, como uma espécie de Wikipedia obstruindo a leitura da ficção. Por focar nos momentos históricos, muitos deles já exaustivamente explorados em livros e filmes (por exemplo, Guerra do Vietnam e morte de JFK), o personagem principal fica escanteado em matéria de construção mais elaborada, e Archie não passa de um personagem morno e quase irrelevante, não chegando a despertar a menor empatia por parte do leitor.

Não apenas a linguagem é cansativa, tornando a leitura lenta e modorrenta, como a história é difícil de acompanhar. Cada capítulo traz uma versão diferente da vida de Archie, quase sempre com personagens que se repetem (como mãe, pai, tias, amigos etc.); só que os capítulos são longos, portanto cada história só é retomada depois de quase 200 páginas lidas, e aí o leitor que se vire para lembrar onde aquela história específica havia parado, já que há similaridades em todas elas. Outro defeito, que torna passagens de várias páginas insuportáveis, são as recorrentes menções de partidas de beisebol.  A emoção e a aura heroica que Auster se esforça em emprestar a esse esporte (confuso para quem não é americano) são inexistentes e se perdem no meio de descrições de detalhes inúteis e passagens interminavelmente longas.  O crime de Paul Auster é ter feito de 4321 um livro deliberadamente tedioso. Há, sim, momentos bons, como as histórias dentro da história, o que já é marca registrada de Paul Auster, não por coincidência, os melhores momentos acontecem quando somos retirados na narrativa sobre o protagonista. Mas o final do livro é pra deixar o leitor com vergonha alheia. O experiente Auster se vale de um recurso de escritor jovem e iniciante, ávido para mostrar domínio dos recursos narrativos: no fim o 4321 que lemos até o final não passa de um livro que o personagem está escrevendo, com várias versões da vida dele, o truque fácil da metaficção. Pior que isso só o frustrante “e no fim foi tudo um sonho do narrador”.

 

Melhores livros de Não Ficção:

1º Lugar
Brazillionaires: Wealth, Power, Decadence, and Hope in an American Country 
Autor: Alex Cuadros.
Editora: Spiegel & Grau

Não é surpreendente que o melhor e mais completo livro sobre a história recente da vida política brasileira tenha sido escrito por um estrangeiro. Sem as costumeiras amarras da autocensura, do rabo preso e dos compromissos ideológicos dos veículos da grande mídia brasileiros, o americano Alex Cuadros pôde fazer jornalismo da mais alta qualidade em Brazillionaires (um trocadilho próximo de “brasilionários”). O livro mira nos super-ricos brasileiros, no melhor estilo “Quem são? De onde vieram? Do que se alimentam?”, e acaba alvejando a história política do Brasil recente, inclusive dos últimos anos de ditadura. O pretexto da sua investigação é traçar o perfil de alguns milionários e de suas fortunas como Eike Batista (talvez o personagem principal da reportagem), Abílio Diniz, Edir Macedo, Paulo Maluf, Lehman, Roberto Marinho e outros. Mas o livro de Alex Cuadros vai muito além disso, mostrando a inextricável ligação entre as grandes fortunas do País com os governos de todos as esferas, principalmente a federal. O capítulo em que discorre sobre o crescimento das principais empreiteiras do país, como Odebrecht e Camargo & Correa explica muito o Brasil de hoje, pois traça os caminhos tortuosos que trilhamos para chegar até aqui. Em diversos momentos você se pergunta: “Por que nenhum jornalista brasileiro falou disso antes?!”. No livro você encontra centenas de dados, narrativas de fatos históricos, entrevistas com as pessoas mais influentes do Brasil, mas isso tudo em linguagem escorreita e fluida. Pena que nenhuma editora brasileira tenha dito a coragem de publicar o livro justamente onde ele mais importa ser publicado. Brazillionaires é um mergulho corajoso no espírito lamacento da política brasileira, que, você vai ver no livro, também é um reflexo fiel do seu povo.

2º Lugar
Homo Deus
Autor: Yuval Noah Harari.
Editora: Companhia das Letras.

Depois do excelente Sapiens – Uma breve história da humanidade, Yuval Harari vem com Homo Deus – Uma breve história do amanhã. Se no primeiro o historiador israelense analisava toda a história da civilização até aqui, neste segundo ele projeta o futuro da humanidade. Com uma linguagem fluida e acessível, ele traz História, Economia, Filosofia, Política, Religião e Tecnologia passando por Woody Allen, Karl Marx, Madonna, Adolf Hitler, Justin Bieber e Charles Darwin.



Trecho:
Hoje podemos usar um arsenal de métodos científicos para determinar quem compôs a Bíblia e quando. Cientistas vêm fazendo isso há mais de um século, e, se tiver interesse, você poderá ler livros inteiros sobre as descobertas feitas. Para encurtar uma longa história, a maioria dos estudos científicos revisados por cientistas concorda que a Bíblia é uma coleção de numerosos textos diferentes escritos por autores humanos em séculos subsequentes aos eventos que se propõem descrever e que esses textos só foram reunidos num livro sagrado muito depois dos tempos bíblicos. Por exemplo, apesar de o rei Davi ter vivido por volta de 1.000 a.C., aceita-se que o livro do Deuteronômio foi composto na corte do rei Josias, de Judá, por volta de 620 a.C., como parte da campanha de propaganda destinada a fortalecer a autoridade de Josias. O Levítico foi compilado ainda mais tarde, não antes de 500 a.C.

3º Lugar
Do que eu falo quando falo de corrida
Autor: Haruki Murakami.
Editora: Alfaguara.

Numa das suas raras incursões pela não ficção, o Haruki Kurakami não abandona a originalidade característica da sua escrita. No seu trabalho mais autobiográfico, o romancista japonês traça um paralelo entre sua rotina de escritor e seus hábitos de corrida, mostrando que ambas atividades estão inextricavelmente interligadas. A disciplina, a energia e a entrega são praticamente as mesmas. O autor conta toda sua trajetória de como passou de um proprietário de pequeno bar de jazz para o mais popular escritor do Japão.

Haruki Murakami correndo


Trecho:
Os corredores mais comuns são motivados por um objetivo individual, mais do que qualquer outra coisa: a saber, um tempo que desejam bater. Assim que consegue bater esse tempo, um corredor vai sentir ter atingido o objetivo a que se propôs, e se não conseguir, sentirá que não o fez. Mesmo que não consiga fazer o tempo que esperava, contanto que tenha o sentimento de satisfação de ter feito seu melhor — e, possivelmente, ter feito alguma descoberta significativa sobre si mesmo no processo —, então isso é uma realização em si, um sentimento positivo que ele pode levar consigo para a corrida seguinte.

O mesmo pode ser dito a respeito de minha profissão. Na ocupação de romancista, até onde sei, não existe isso de vencer ou perder. Talvez o número de exemplares vendidos, prêmios recebidos e elogios da crítica sirvam como parâmetros externos para a realização literária, mas nenhum deles importa de fato. O crucial é que o que você escreve atinja os padrões que estabeleceu para si mesmo. O fracasso em atingir essa marca não é algo cuja explicação você possa fornecer facilmente. Quando se trata das outras pessoas, sempre é possível aparecer com uma justificativa razoável, mas não dá para tapear a si mesmo. Nesse sentido, escrever romances e correr maratonas inteiras são atividades muito semelhantes. Basicamente, o escritor tem uma motivação silenciosa, interior, e não busca validação em coisas que sejam visíveis externamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores