5 de maio de 2016

Nomes mais comuns no Brasil


Além de mostrar o ranking dos nomes mais comuns no país (os 5 primeiros são Maria, José, Ana, João e Antônio), é possível pesquisar qualquer nome e ver suas estatísticas por década e por estado.

Meu nome, por exemplo, 57º no ranking nacional, era bastante raro quando nasci (até hoje só conheci dois Diegos mais velhos que eu), e passou a ser cada vez mais comum no início dos anos 1980. Meu palpite é a ascensão do mais famoso Diego à época, o Maradona. (depois que o Brasil ganhou a Copa de 1994, também houve um boom relâmpago de Romários, Bebetos e Tafaréis).

Descobri também que a popularidade do nome Gerôncio vem caindo vertiginosamente desde os anos 1950, quando teve seu auge. E é também um nome tipicamente nordestino, sendo mais comum nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.
Enzo, nome paulista, era praticamente inexistente no Brasil até os 1990, quando deu um salto de popularidade gigantesco depois que o casal pop ultracoxinha da época, Cláudia Raia e Edson Celulari, deu esse nome ao filho.

Hitler foi outro nome bastante popular até os anos 1930, e depois da Segunda Guerra praticamente desapareceu, para voltar a subir novamente entre os anos 1960 e 1970, coincidentemente, período da ditadura no Brasil.

Ah, Francisca em 16º no ranking nacional foi uma surpresa pra mim.


Enfim, nomes também são história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores