5 de março de 2014

Traduzindo o Facebook para leigos

Tal como nos idiomas, em que a linguagem toma vida própria e dá reviravoltas semânticas, mudando o sentido original das palavras, a comunicação no Facebook passa pelo mesmo processo. Recursos que tinham uma finalidade acabam tomando outros caminhos e servindo a outros propósitos. Um exemplo disso é o (extinto?) poke, ou cutucada.

Quando a cutucada começou, ninguém entendeu direito pra quê servia, depois tdo mundo já sabia que era uma clara manifestação de interesse sexual, podendo ser traduzida como "Quero te comer" ou "Quero te dar". Enfim. O mesmo acontece na comunicação facebookiana, a evolução do uso já nos diz coisas que muitos ainda não entendem perfeitamente. Abaixo, ajudo você, e traduzo algumas das falas do Facebbok.

Like\Curtir.
Dar um like ou curtir uma foto significa tão somente pena. Quem apertou o like se compadeceu com a infinita miséria da vida solitária de quem postou uma foto com o intuito único de chamar atenção para a sua insignificante existência. Como vida social não passa de um jogo de interesses, em outro momento será o próprio curtidor quem terá sua triste foto curtida.


Comentários nas fotos:
Se a pessoa tiver mais do que pena, apenas uma curtida não bastará, ela se sentirá compelida a também comentar a foto. E a primeira coisa que virá à cabeça, sendo de mulher pra mulher, será:
LINDAAAA!!!
O que significa, obviamente, que a autora do comentário achou a foto feia.

Agora, se o comentador achar que a foto não está apenas feia, mas sofrível, que a pessoas envelheceu mal e ainda está acima do peso, mal vestida e vulgar, o comentário será:
 LINDAAA MIGA!!!

Já se a foto denotar algo ainda pior, e além da feiura e do mau gosto insuperável, ficar evidente que a pessoa precisa urgentemente de tratamento psiquiátrico, o comentário será:
LINDAAA MIGA!!! ARRASOU!!

Fotos de bebês:
Ninguém, absolutamente ninguém, gosta de fotos do seu bebê horroroso. A única pessoa que genuinamente gosta de bebês é sua avó, e ela não está no Facebook. Assim, quaisquer comentários elogiosos numa foto de bebê serão obrigatoriamente interpretados como pena e desprezo  pela sua pessoa.

Fotos de gatinhos:
Só psicopatas não gostam de fotos de gatinhos. Então não as comente, nem curta, pois é redundante. Aliás, o ideal é evitar ao máximo publicar fotos de gatinhos, pois é um recurso de atenção barato e covarde, e no final as pessoas vão, claro, só ter um sentimento em relação a você: pena.

Uma vovó vendo pornografia na internet



A prometida foto de gatinho


Um comentário:

  1. Pôxa, eu tava pronta pra dar um linke aqui, que desmancha prazer você, hein.

    ResponderExcluir

Colaboradores