31 de março de 2013

Tudo o que você queria saber sobre as Coreias!


Esta semana a Coreia do Norte declarou "estado de guerra", o que deixou os EUA com a mão no gatilho das suas bombas. O país, presidido atualmente por Kim Jong-un, filho do lendário Kim Jong-il, ameaça o vizinho do sul, a Coreia do Sul.

Dada a situação, entrevistei Soohee Oh, jornalista sul-coreana editora da Benefit Magazine.
Jornalista coreana Soohee Oh
Da capital da Coreia do Sul, Seul, ela concedeu esta entrevista EXCLUSIVA para o SMUB.





Kim Jong-il
Só Mais Um Blog: Olá. Ouvi algumas notícias meio esquisitas sobre a Coreia do Norte. Como estão as coisas por aí?
Soohee Oh: Olá. Sim, também tenho ouvido notícias estranhas. Na verdade estou preocupada com essa situação instável aqui. Mas não há muito o que se possa fazer quanto a isso. Então, sabe, as pessoas aqui vão pra rua e aproveitam o clima de primavera como se nada estivesse acontecendo.
SMUB: Mas você acha que as ameaças são para valer ou o governo norte-coreano está apenas blefando?
Soo: Acho que há muitas variáveis. A maior delas é o Kim Jong-un.
SMUB: O que você acha dele? É maluco ou o quê?
Soohee: Se o pai dele não tivesse morrido, e as coisas estivessem nesse patamar, eu não estaria preocupada.
SMUB: Você acha que ele é mais maluco que o seu pai, então?
Soohee: Não saberia dizer. Ele é como uma bola de rúgbi.
SMUB: O que você quer dizer?
Soohee: Ele tem quase a mesma idade que eu, é jovem demais pra ser o líder de um país.
SMUB: Acho que ele é mais velho que você. Ele tem 30 anos.
Soohee: Justamente, a minha idade.
SMUB: É que você parece bem mais jovem.

Kim Jong-un e seus amigos do peito

Soohee: Obrigada. É que asiáticas tendem a parecer mais jovens.
SMUB: O porta-voz do governo sul-coreano afirmou que “A declaração da Coreia do Norte não é uma ameaça nova, mas apenas a continuidade de uma série de ameaças provocativas.” Será que os Estados Unidos estão exagerando então? O que lhe parece?
Soohee: Eu ouvi essa afirmação também. Mas também ouvi que, dessa vez, a ameaça é mais forte e duradoura do que em ocasiões anteriores.
SMUB: Existem bases militares americanas na Coreia do Sul, isso significa que um ataque norte-coreano aos Estados Unidos se daria somente em território sul-coreano. Me parece que nenhuma nação seria inconseqüente o bastante para declarar guerra abertamente aos Estados Unidos hoje em dia. Isso poderia ser então apenas uma demonstração de poder?
Soohee: Você está correto. Há a opinião de que a ameaça seja uma demonstração de poder para o próprio povo norte-coreano. Kim Jong-un é jovem demais e os norte-coreanos estão tendo mais acesso às informações internacionais.
SMUB: O governo estaria se exibindo para o seu próprio povo então?
Soohee: As pessoas lá estão insatisfeitas com a situação e pode haver até a possibilidade de um golpe ou algo parecido. O governo da Coreia do Norte parece estar instável e perdendo a confiança do seu próprio povo.
SMUB: Então existe a possibilidade de um golpe de estado em virtude da insatisfação popular?
Soohee: Talvez não tão grande assim, mas Kim gostaria de mostrar seu poder ao povo, que já não confia nele como antes. O fato é que o avô de Kim Jong-un, Kim Il-sung, era como um Deus, mas agora o presidente é só um jovem gorducho. É a minha opinião.

Estrela da música pop Yoon Mi-rae

SMUB: Eu estava ouvindo um K-pop agora há pouco. T(윤미래) Yoon Mi-rae. Ela é famosa por aí, né?
Soohee: Sim! Ela é a cantora de hip hop número 1 do país.
SMUB: Minha preferida dela é a 하루하루.
Soohee: Sim, também gosto bastante dessa. Mas quem eu tenho escutado muito ultimamente é o Rufus Wainwright, adoro ele. Conhece?
SMUB: Sim, um cantor canadense. Quer dizer, acho que nasceu nos EUA mas foi criado no Canadá.
Soohee: Eu fui no show dele aqui na Coreia.
SMUB: Bacana. Ele vai tocar aqui em Porto Alegre também mês que vem.
Soohee: Nossa, você tem que ir! Pra mim ele é um gênio, excelente cantor e pianista. As letras também são ótimas.
SMUB: Já viu Moulin Rouge?
Soohee: Sim, faz anos.
SMUB: Ele tem uma música na trilha do filme.
Soohee: Não sabia, qual?
SMUB: Esta aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M2933uG2GGA
Soohee: Obrigada. É linda.
SMUB: De nada.
Rufus Wainwright

Soohee: Como o Rufus canta bem em francês!
SMUB: É que ele foi criado em Montreal, no Quebec. Existe uma base militar americana em Yongsan-gu, na região de Seul. Você mora em Seul. Como está o clima entre a população daí? As pessoas temem que uma guerra possa acontecer em breve?
Soohee: Seul seria o primeiro alvo de um ataque. Mas acho que a maioria dos jovens não está muito preocupada com isso, não creem que uma guerra vá acontecer. Eu me preocupo, mas a maioria dos jovens não se preocupa.
SMUB: E se acontecer?
Soohee: Se acontecer, a Coreia do Sul vence com certeza.
SMUB: Aí na Coreia do Sul esse assunto é algo que esteja na mídia ultimamente?
Soohee: Sim, principalmente por causa do novo presidente deles.
SMUB: Em 19 de dezembro de 2012 a Coreia do Sul elegeu a sua primeira presidenta, Geun-hye Park. O que acha dela?
Soohee: Nem quero pensar nos próximos cinco anos.
SMUB: Pelo jeito não votou nela.
Soohee: Não, ela é literalmente a filha de um ditador. É uma princesa. E é solteira, não há primeira-dama (risos).
SMUB: É um problema que ela seja solteira? Aqui no Brasil também temos uma presidenta solteira.
Soohee: Na verdade isso não importa. O que interessa é que ela é meio que... não muito esperta. Aqui a aprovação dela está em 50%. Principalmente os mais velhos gostam dela. Os mais jovens não muito.
SMUB: E quanto ao Psy, o que acha dele?
Soohee: Gosto, mas não muito.
SMUB: Eu ouvi algumas músicas dele fora Gangnam Style e até que gostei. São bem animadas né.
Soohee: Hmm, na verdade não gosto muito de músicas animadas. Mas como performer tenho que admitir que ele é muito bom.
SMUB: A maioria dos K-pop é muito americanizada..
Soohee: Eu sei, mas há ótimos cantores coreanos.
SMUB: Depois me recomenda algo mais diferente então.
Soohee: Claro.
SMUB: Em quem você votou pra presidente na última eleição?
Soohee: Votei em Jae-in Moon (advogado que foi candidato pelo Partido Unido Democrático). Não tive muita escolha, pois não queria deixar de votar (na Coreia do Sul o voto é facultativo). Não era perfeito, mas pelo menos era o que tinha uma postura mais aberta.
Já a presidenta... tem ações bem diferentes das suas palavras.
SMUB: Entendo.
Soohee: Você já foi pra Patagônia?
Uma bola de rúgbi
SMUB: Não, nunca.
Soohee: É linda. Natureza. Quero visitar antes que a Guerra comece (risos).
SMUB: Isso, me avise quando vier.
Soohee: É perto de onde você mora?
SMUB: Hmm, nem tanto, mas de um ponto de vista coreano pode-se dizer que sim.
Soohee: Quem sabe eu viro professora e vou dar aulas de coreano em outros países.
SMUB: Claro.
Soohee: Que horas são aí? Vou ter que ir jantar daqui a pouco.
SMUB: Seis da manhã.
Soohee: Nossa, aqui são seis da tarde, 12 horas de diferença! Acordou cedo.
SMUB: Eu ainda não dormi na verdade.
Soohee: Então vá dormir. Agora vou ter que ir mesmo. Bom falar com você, e tenha um ótimo dia.
SMUB: Igualmente. Djal gá.
Soohee: haha.
SMUB: Dame manná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores