8 de janeiro de 2012

Em teu seio ó liberdade

Estou comendo num restaurante etíope, tomo um gole dágua para aplacar a forte pimenta. À minha frente, uma mulher com uma criança (não um bebê, pois caminha e fala) comenta sobre comida vegetariana. Lá pelas tantas, ela lentamente baixa a alça esquerda da sua blusa, e a observo. Para minha surpresa, continua baixando até revelar um grande seio que, balouçante, fica exposto apontando para mim. Puxando a criança  para perto de si, ela ajeita o seu seio, colocando uma das mãos por baixo dele, revelando toda sua maciez. A criança, mesmo sonolenta, abocanha automaticamente o mamilo, dando início ao processo de sucção.



Eu iria descrever a minha reação como: Com o garfo suspenso entre o prato e a minha boca entreaberta, olho fixamente para aquela teta, por mais que saiba que não deveria fazê-lo, mas não se costuma usar garfos em restaurantes etíopes. Imediatamente tento agir com naturalidade, mesmo sabendo que uma mulher está de seios de fora sentada à minha mesa. Busco a pessoa ao lado (sim, há outros comensais) e comento também sobre a comida, destacando que meu prato preferido é o com cogumelos grelhados. Mas meus olhos, mais rápidos que a minha discrição, se voltam para a cena inicial novamente, e a situação se repete, pois tento manter a conversa como se nada estivesse acontecendo ao mesmo tempo em que testemunho o ato de alimentação infantil. Até que ela me pergunta, sorrindo: Você se importa? Sem problema, tenho vontade de responder, afinal somos todos adultos, e a amamentação pública deve ser encarada com toda a naturalidade, e até mesmo incentivada, principalmente em restaurantes, que são locais próprios para a nutrição mesmo, então vá em frente!

Mas a verdade é que, por mais que tente, não consigo encarar isso com naturalidade. E duvido que outros homens consigam. O fato é que nós, homens, consideramos o seio um órgão sexual.  Sim, assim como a vagina e a bunda. E sim, também, o pênis. Imagine se, no restaurante, por uma razão qualquer, resolvo abrir meu zíper e colocar o meu para fora? Digamos que, em alguma cultura, coçar o saco escrotal publicamente seja algo totalmente aceitável e os homens não tenham pudores em fazê-lo? Pelo contrário, se alguém ficar constrangido deve ser repreendido, pois certamente não compreende essa tão natural atividade. Como você, mulher, se sentiria? É como nos sentimos quando vocês expõem seus seios ao ar livre, à vista de todos.


Num artigo do jornal canadense Vancouver Sun, Shelley Fralic escreveu uma coluna sobre isso. Diz ela que esse assunto:

Diz respeito à capacidade invividual de lidar com uma situação e empregar o bom senso básico e o respeito pelos outros. O mesmo tipo de respeito que diz que não devemos usar biquíni num funeral ou dizer palavrões na frente da vovó ou usar chapéu à mesa ou caminhar nu pelo playground das crianças.

Ela escreveu isso depois que uma mãe foi convidada a se retirar de uma loja de móveis por estar amamentando. Mas pra mim este não é o ponto. Jamais vou censurar mães por amamentarem na minha loja (se um dia eu tiver uma, claro) nem vou dizer que devem evitar isso a qualquer custo. Afinal de contas, a criança precisa comer. A questão é que não conseguimos dessexualizar os seios. Que as mulheres que amamentam publicamente fiquem sabendo:
Seios serão sempre seios.

8 comentários:

  1. É uma ótica absolutamete masculina com certeza!Pra nós mulheres, seios são apenas glândulas mamárias; e a dessexualização é gritante. Se não o fosse terímos orgasmos no ato de amamentar ou de parir um filho por método natural,,,,
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Achei bem divertida a descrição da cena. Entretanto, não concordo plenamente com a afirmação de que seios serão sempre seios. Isto vai depender de uma série de fatores, como a beleza da mulher, o formato dos seios, etc. De maneira geral, acho a amamentação uma cena de grande beleza e que tira esta aura sexual dos seios, tornando a mulher mais mãe do que mulher.

    ResponderExcluir
  3. nao tenho filhos ainda, mas como mulher meu desejo é grande.
    contudo jamais amamentaria em publico assim como nao gosto de ver outras fazendo.
    seio pra mim, pelo menos ate este momento de minha vida, lembra sexo. é onde meu namorado tem prazer.
    e me horroriza ver mulheres expondo e colocando a boca de uma criatura ali (sei que eh um bebe mas eh a coisa mais esquisita do mundo)
    muitos vao me censurar mas digo logo que eu NÃO queria pensar assim! queria achar lindo e natural. mas eh como eu me sinto hoje me dia.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 21 anos e seios para mim não são apenas glândulas mamárias, sinto prazer quando eles são acariciados, muito prazer mesmo. Às vezes não consigo ter orgasmo se eles não são tocados. Eu só amamentaria em público se não tivesse outro jeito, e colocaria uma fralda sobre o peito.

    ResponderExcluir
  5. É muita ignorância. Achar que seio só serve para prazer sexual. DUVIDO que se, para alimentar uma criança, os homens tivessem que usar alguma parte do corpo, isso seria polêmico. Vocês não entendem, né?
    Vagina não é pra reprodução, bunda não é pra cagar, SÓ SERVE PRA SEXO, NÉ? A FUNÇÃO DO SEIO É AMAMENTAR, QUERIDO!

    E espero que a mocinha de cima que diz que quer ser mãe mas chama um bebê de criatura esquisita não seja mãe, NUNCA!

    Tenho pena de vocês. Tenho pena da imbecilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga uma coisa; você faz suas necessidades no meio da rua? Mostra a bunda, vagina ou pênis? Deixa de ser besta!!!

      Excluir
  6. Os comentários estão quase tão divertidos quanto o texto ! Sou mãe e respeito a visão masculina algo que sei que sempre será assim, homens e mulheres com verniz de civilidade e tendo liberdade total apenas em pensamento. Tive dois filhos e nunca gostei de amamentar em público mas posso dizer que a natureza é sabia e amamentar pode dar prazer e é o que faz com que a mulher muitas vezes com o seio dolorido pela grande produção de leite ou abrasado pelo excessivo contato na sucção, continue a oferecê-lo ao bebê e acabe rejeitando às vezes o pobre marido que pode ser deixado de lado temporariamente durante o período logo depois do nascimento ...

    ResponderExcluir

Colaboradores