14 de fevereiro de 2011

Dicionário de Palavras Inexistentes - A

Há um tempo eu comentei aqui sobre um exercício de escrita que consistia em inventar palavras e seus respectivos significados. Na ocasião citei algumas de que realmente sinto falta, pois descrevem coisas ou sensações para as quais ainda não há termos. Na mesma ocasião, tomei conhecimento de The meaning of liff, um dicionário só de neologismos em inglês. Depois da leitura, resolvi compilar o meu próprio Dicionário de Palavras Inexistentes. Começamos, claro, com a letra A.



Alarmofobia (subst. fem.) – o medo de que o alarme da loja dispare quando você passar por ele, mesmo que não tenha roubado nada. 

Aljazira (interj.) – interjeição exclamativa de surpresa. Pode ser tanto de surpresa positiva (Aljazira! tu viu só a bunda daquela mulher?) como negativa (Aljazira! tu viu só a bunda daquela mulher?).

4 comentários:

  1. também inventei uma palavra nova: dactilotropismo, ainda não sei o que significa, mas a palavra é bacana...

    ResponderExcluir
  2. Mas não esperemos mais, caro Anônimo 2. Mãos à obra.
    Dactilotropismo é de fato uma ótima palavra, então não vamos desperdiçá-la.
    "Dactilo", como se sabe, se refere a dedos. Já "tropismo", que pegaste emprestado da botânica, diz respeito ao fenômeno de direcionamento que a planta toma em resposta a certos estímulos físicos.
    Seu "dactilotropismo", assim, pode ser entendido como "o vício inelutável de se colocar o dedo em algum lugar, depois de determinado estímulo". Como exemplo, temos o bebê que coloca o dedo na tomada, a criança que coloca o dedo na cobertura do bolo, e o adulto que ...bom, na fase adulta o dactilotropismo tem as mais diversas manifestações.

    ResponderExcluir
  3. o q significa orcelagem

    ResponderExcluir
  4. Boa pergunta, anônimo. Orcelagem já está registrada na nova edição do Dicionário de Palavras Inexistentes:

    Orcela (subst. fem.) – a sacudidela que os cães dão depois do banho.

    Orcelagem (subst. masc.) – o banho que você toma depois que toma uma orcela do seu cachorro.

    ResponderExcluir

Colaboradores