21 de novembro de 2010

Intelectual Enrustido

[Este post foi originalmente publicado no No Escuro, e o que vem abaixo é o mais descarado autoplágio]

Ele é ator - estudou arte dramática na Suíça -, diretor, roteirista multipremiado e produtor de cinema. É um homem de ideias, um humanista (seu filme mais recente é uma denúncia contundente contra as violações aos direitos humanos na Birmânia). É inteligente e tem senso de humor. Como hobby, pinta quadros abstratos. Apenas uma coisa o impede de ser um intelectual respeitado mundialmente: seus músculos.


Sylvester Stallone é um dos intelectuais de carreira mais controvertida da história do cinema. Teve um infância difícil (foi expulso de 14 escolas antes dos 13 anos) e uma adolescência ainda pior (aos 15 seus colegas o elegeram “O mais provável de acabar na cadeira elétrica”). Começou a carreira de ator como o marginal de metrô do filme Bananas, contracenando com ninguém menos que Woody Allen.  Penou em papéis pequenos até escrever e estrelar um dos maiores sucessos da história do cinema, Rocky, um lutador. O filme, que venceu os Oscars de melhor filme e direção em 1977 marcou sua carreira para sempre, para o bem e para o mal. Foi considerado pela crítica séria na época o novo Marlon Brando. Mas crítica e público jamais conseguiram separar protagonista do filme do seu criador, e a partir de então Stallone não conseguiu mais fugir dos papéis de ação no cinema, em filmes em que seus músculos contavam mais que o cérebro. “As pessoas não me dão crédito como alguém inteligente, então porque deveria desiludi-las?”, diz ironicamente. Assim, Stallone vai vivendo na prisão que ele mesmo construiu.

Extremos
Já ganhou prêmios também concedidos a diretores consagrados como Takeshi Kitano e Abbas Kiarostami, e também é o maior campeão de Framboesas de Ouro da história, premiação que lhe deu o título de Pior Ator do Século20.
Alguns o acusam de ser pouco expressivo, mas são observadores superficiais, que não percebem as sutilezas de sua atuação, e também desconhecem o fato de ele ter paralisia facial causada pelo fórceps no seu parto, o que mantém um de seus olhos caído e seu sorriso sempre torto.


Quase todos os críticos ressaltam o paralelo entre os recentes Rocky e Rambo –  que mostram um homem velho e esquecido –  com a carreira de Sylvester Stallone. Mas não é o fato de não vender tanto quanto antigamente que Stallone foi diminuído de alguma forma. Sua grandeza apenas se consolida a cada dia, deixando seu nome na história para quem souber admirá-lo.

Pintura abstrata é hobby de Stallone
No seu filme Rambo IV, o personagem Rambo quer esquecer o seu passado e começa r nova vida do zero, até que as circunstâncias o forçam a retomar seu destino violento.
Seria um autoretrato?
Do mesmo modo, Stallone quer ser um ator, diretor e roteirista, mas as circunstâncias o fazem encarnar o mesmo personagem sempre e sempre.

Frases:
“Rambo não é violento. Eu vejo Rambo como um filantropo.”

“Na verdade eu sou uma manifestação da minha própria fantasia”.

“O único artista feliz é um artista morto.”





“Depois que eu morrer, provavelmente voltarei como um pincel.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores