3 de outubro de 2010

Fim do primeiro turno

E o primeiro turno da Primeira Grande Eleição de Coisas chega ao seu fim. Alguns candidatos apelaram para a baixaria, outros mantiveram seus princípios éticos até o final, e agora apenas dois disputarão o segundo turno. E os disputantes não são surpresa alguma para quem acompanhou a votação no último mês. Ora um ora outro despontava na liderança, mas nenhum outro conseguiu ameaçar os favoritos Gaivotas e Navios a vapor.

Gaivotas terminou em primeiro, com 27% dos votos, seguido de perto por Navios a vapor, que chegou a 24%. Em terceiro, Discos de Vinil alcançou honrosos 20%; em quarto lugar ficou o sempre inquieto Ventiladores, com 17% e em último ficou Colchões d'água, com apenas 10% dos votos válidos. Não houve votos nulos, brancos ou abstenções.


Convidamos o cientista político Werner Schwarzkapoft para fazer uma breve análise sobre os derrotados deste primeiro turno:
"Discos de Vinil, com sua promessa de volta aos bons e velhos tempos, atraiu a simpatia de um quinto do eleitorado, mas esqueceu do voto dos jovens, que não chegaram a viver esses tempos. Discos de Vinil também não teve uma coligação forte: por exemplo, muitos se deram conta de que, sem a presença de  Toca-discos na chapa, Discos de Vinil não poderia fazer muita coisa. Ventiladores foi, sem dúvida, prejudicado pelo momento, já que o inverno se prolongou, com temperaturas baixas até outubro, fazendo com que ficasse esquecido. Colchões d'água fez uma campanha problemática, e não foi à toa que amargou o último lugar. Colchões d'água não conseguiu definir sua identidade, se era novidade ou nostalgia, se era oposição ou situação, e ficou num limbo ideológico. O uso do apóstrofo foi interpretado como pedantismo e também não foi bem aceito."


Aguarde agora o embate mais emocionante do ano, entre Gaivotas e Navios a vapor. A votação já está aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores