23 de agosto de 2010

O Alquimista 2010

Para fazer uma torta de bolachas, saio em busca dos ingredientes. Tenho tudo em casa, só me faltam o doce de leite de soja e o leite condensado de soja. No primeiro supermercado, não encontro nada, no segundo também não. No quinto, acho o doce de leite escondido: estava na seção "Diet/Light", mesmo sendo cheio de açúcar e ultracalórico! Sigo na busca pelo leite condensado de soja.

Indago as atendentes. Depois de mostrar a maior indiferença do mundo diante da minha reclamação sobre a inadequada localização do doce de leite, ela me diz "O leite condensado não vem já faz um mês." Não desisto e, com a fé inabalada, continuo minha empreitada. O tempo é curto: a torta precisa ser feita ainda hoje. Depois de percorrer as grandes redes de supermercados, parto para as lojas especializadas em produtos naturais sem glúten, sem lactose, ect. Também não encontro. Em uma das lojas, a moça me diz "Não estão fabricando mais" e completa, fatalista: "Tu não vai encontrar nem no Mercado Público". Ligo para uma loja que encontro na lista telefônica: "Leite condensado de soja? Temos sim, quantas latas vai querer?" Minha alegria dura pouco, depois de alguns instantes ela volta a falar: "Desculpe, houve um engano, estamos em falta."

Esgotado, derrotado, rumo de volta ao lar, todo o esforço foi em vão. Já na minha rua, a poucas quadras de casa, onde a desesperança me aguarda de braços abertos, paro para comprar chicles em um obscuro armazém em que jamais havia entrado. Passando os olhos pelas prateleiras, acredito estar alucinando: 3 latas de leite condensado de soja. Depois de toda a infrutífera busca, descubro que meu tesouro esteve sempre ali, ao meu lado, vizinho à minha moradia. Me ajoelho no estreito corredor e agradeço aos céus, inebriado de emoção. Não tenho dúvidas: se a gente quer muito alguma coisa, o Universo conspira a nosso favor.


Bom, isso aconteceu comigo semana passada e pensei: Poxa, o Paulo Coelho escreveu um livro com uma história idêntica e virou best-seller, inaugurando a literatura (?) de autoajuda no Brazil e mudando a vida de milhões de pessoas...quem sabe acontece o mesmo aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores