16 de fevereiro de 2010

Por que odeio o Inverno

Contrariando uma regra geral do bom senso internético, fiz um post enorme. Mas tudo bem.


Sim, mesmo quando não estamos no meio do inverno, me lembro dele. Principalmente durante o verão, pois, ao sofrer com o calor, as pessoas logo lembram do inverno, como se apelar ao outro extremo fosse a melhor solução, e começam a amaldiçoar o verão, em contagem regressiva para o inverno.

Mas do que, exatamente, essas pessoas gostam no inverno? Uma enquete com 3.800 pessoas das principais capitais brasileiras, encomendada pelo SMUB, mostrou, entre outras respostas, essas aqui: “ficar perto da lareira”, “tomar chocolate quente”, “ficar abraçado à pessoa amada embaixo das cobertas vendo um filme”, “poder tomar vinho”. Em primeiro lugar, essas são atividades restritas a apenas 2,4% da população, o que faz do inverno a estação mais antidemocrática, excludente e elitista do ano.

Mas nos debrucemos sobre essas respostas tendo o seguinte em mente: o que mais caracteriza o inverno, não há dúvida, é o FRIO. Então voltemos a cada uma delas para destacar o que têm em comum: ao ficar perto da lareira, você quer evitar o frio, buscando o calor; depois toma um chocolate quente; fica abraçado à pessoa amada, embaixo das cobertas, de novo buscando o aquecimento corporal; sobre o vinho, sinceramente, você pode tomá-lo em qualquer época do ano que será bom, já comprovei isso. O que temos aqui nessa lista de atividades senão a completa fuga do frio, a recusa da condição primordial do inverno?


O prazer

Claro que pode-se entender por quê isso gera prazer. O que é o prazer senão o alívio de um estado de desconforto ou dor? Quando queimamos a mão e a colocamos embaixo da água gelada não temos prazer? Nem por isso vou colocar a minha mão na frigideira junto com os tomates ao alho e óleo no azeite de oliva e orégano, provocando queimaduras somente para me aliviar na água gelada depois. “Mas eu tenho várias lembranças boas do inverno”, você diz. É claro que tem, mas cada uma delas diz respeito justamente à negação absoluta do frio.
Muita gente também lembra dos dias de sol no inverno. Dias lindos, de céu azul, sem nuvens, e um friozinho gostoso. Também adoro e, por mim, passava a eternidade neles, mas esses dias correspondem a somente 1,9% dos dias do inverno. Ou seja, raros como mulheres com menos de 40 anos num show do Julio Iglesias.


Resignação

Não há como lutar contra o inverno. É como pedir a revogação da lei da gravidade. Então a mente não só cria um mecanismo psicológico de aceitação, transformando a resignação inicial em estímulo positivo, levando à criação de justificativas convenientes. Assim, ninguém lembra do vento gelado na cara enquanto esperamos o ônibus; do tormento dos banhos, ao sairmos molhados do box; da inevitável gripe; das poças d’água, da chuva intermitente; dos dias cinzentos, praticamente um tapete vermelho se estendendo aos pensamentos depressivos.


O lado bom do inverno

Ok, não sou xiita, devo ser honesto nas minhas argumentações e admitir que nem tudo é ruim no inverno. O inverno é a única estação em que as pessoas têm a chance (eu disse têm a chance) de se vestir elegantemente. Cachecóis dos mais variados estilos, com os mais variados tipos de enrolamento, luvas, botas femininas, o jogo de combinação de cores, etc. No verão todos ficam iguais, confortáveis, mas sem qualquer característica marcante. Elegância, realmente, é impossível no verão.



Apêndice:
Aproveito e menciono aqui a minha contestada teoria sobre a influência do desejo do povo no clima da sua região, que basicamente afirma que cada região tem o clima que seu povo deseja: num lugar onde a maioria da população gosta de calor, como Salvador, o inverno não é frio. Já no Rio Grande do Sul e Paraná, por exemplo, a maioria é entusiasta do frio, contribuindo para as mais baixas temperaturas registradas no país. Compara então Europa e América do Sul; ou os estados do Norte dos EUA, e depois veja California e Florida., fica muito óbvio.

9 comentários:

  1. Tava indo tudo muito bem, um muito bem escrito ensaio de apologia ao inverno, ateh que tu mencionou a estapafurdia teoria no final... rs rs

    Mas concordo com quase tudo. Soh que pra mim, o verao tira tanto a disposicao pra me movimentar, que chega a ser uma depressao pior do que a de um inverno chuvoso.
    Outra coisa, em pais como o Brasil, sem estrutura (calefacao) e sem neve, o inverno fica mesmo mais dificil. Mas em outros paises o fato de tu estar em qualquer lugar (metro, lojas, em casa, etc) e estar muito quente mesmo, chega a dar um alivio um vento frio na cara de vez em quando.

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci: ver a neve caindo, brincar na neve, nao cansa nunca.

    ResponderExcluir
  3. Neve?
    Neve é para turistas.
    Só.
    na verdade não coloquei a verdadeira razão para odiar o inverno: me deprimo.

    ResponderExcluir
  4. Como assim "apologia ao inverno"?!!
    Sobre a teoria do final, ela tem um propósito de estar ali, mas não faz sentido justamente porque desisti de colocar a parte que justificaria sua presença, para não ofender os amantes do inverno e correr o risco de ser processado.
    O texto foi escrito às pressas, durante uma acalorada discussão Verão X Inverno, e está sujeito a futuras alterações.

    ResponderExcluir
  5. sim, me enganei, eh apologia ao verao

    ResponderExcluir
  6. Pensando bem, odeio o inverno quando fico doente... Pelo menos fico mais tempo em casa fazendo pesquisas produtivas na Internet.

    http://www.svb.org.br/12veganfestival/index.php?option=com_content&view=article&id=20%3Acarlos-naconecy&catid=14&lang=pt

    http://www.ufrb.edu.br/lea/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=83&Itemid=27

    Abracos febris!

    ResponderExcluir

Colaboradores