28 de janeiro de 2010

Entrevista Exclusiva - whohub

Abri um espaço na agenda e concedi esta entrevista coletiva exclusiva ao site www.whohub.com.

Como você começou a escrever? Quem lia para você ao principio?
Sou autodidata. Logo cedo aprendi a ler e escrever sozinho. Aos 18, descobri que tinha aprendido a ler os livros de cabeça pra baixo, lendo as palavras da esquerda para a direita e tive que ingressar no EJA.

Qual é seu gênero favorito? Algum link onde possamos ver ou ler algo sobre sua obra recente?
Já experimentei vários, mas hoje posso dizer que meu gênero favorito definitivamente é o feminino.

Só Mais Um Blog:
bemfacildelembrar.blogspot.com
No Escuro:
leionoescuro.blogspot.com

Como é seu processo criativo? O que ocorre antes de se sentar a escrever?
Para que eu escreva algo que preste, é preciso uma conjuminação de elementos. Por exemplo: um eclipse solar total, o nascimento de gêmeos albinos em uma tribo caingangue e muito, muito vinho em casa.


Que tipo de leitura ativa sua vontade de escrever?
Bulas de remédio e catálogos de lingerie da Avon.

Quais são para você os ingredientes básicos de uma historia?
Sexo, violência e muito amor.

Em que sapatos você se encontra mais cômodo: primeira pessoa ou terceira pessoa?
Prefiro sapato 41.

Que escritores conhecidos são os que você mais admira?
Charles Bukowski, Rubem Fonseca, Italo Calvino, Douglas Adams, Haruki Murakami, Machado de Assis, Erico Verissimo, Franz Kafka, Tchekov, Guy de Maupassant, Umberto Eco, Kurt Vonnegut, Sahid Amin Hellad e muitos outros.

O que torna um personagem crível? Como você cria os seus?
Não são os personagens que são críveis, os leitores é que são bobos.

Você é igualmente hábil contando historias oralmente?
Só escrevo pois sou totalmente inábil com a oralidade.

Profundamente em sua motivação, para quem você escreve?
Quando garoto, comecei a tocar guitarra numa banda para conquistar as meninas. Depois comecei a escrever para conquistar as meninas. Nunca deu certo e só fui descobrir muito mais tarde que, para conquistar as meninas, era preciso saber ganhar dinheiro também.

Escreve como terapia pessoal? Os conflitos internos são uma força criadora?
Se meus conflitos internos realmente fossem uma força criadora, já teria escrito uma “Odisséia”, um “Dom Quixote” e um “Ulisses”.

O feedback dos leitores serve pra você?
Eu tenho uma relação muito próxima com meus críticos. O último que me criticou, por exemplo, está enterrado lá no porão de casa.

Você se apresenta para concursos? Você recebeu prêmios?
Eu costumava fazer isso, mas depois que fui desclassificado no IV Concurso Citadino de Imitações do Sylvester Stallone, a decepção foi tão grande que nunca mais participei.

Você compartilha os rascunhos de suas escrituras com alguém de confiança para ter sua opinião?
Compartilhava os textos com meu alter ego, mas parei depois que o canalha começou a me plagiar.

Você acredita ter encontrado "sua voz" ou isso é algo eternamente buscado?
Eu ouço vozes várias vezes ao dia. Minha psiquiatra já mandou aumentar a dosagem da medicação.

Que disciplina você se impõe para horários, metas, etc.?
Tenho uma disciplina espartana e respeito muito os horários. Eu acordo cedo, pouco antes das duas da tarde, e fico esperando a inspiração baixar em mim. Normalmente só baixam a ressaca, a dor de cabeça, a fome, o cansaço e, finalmente, o sono, então volto a dormir. Mas tenho muita fé em mim e nunca perco a esperança.

De que você se rodeia em seu escritório para favorecer sua concentração?
Latas vazias de cerveja, cotocos de cigarro, garrafas de vinho tinto, e, claro, Judite, minha ratazana de estimação e musa inspiradora.

Você escreve na tela, imprime com freqüência, corrige em papel...? Como é seu processo?
Eu faço os rascunhos no computador, depois passo a limpo a caneta no caderno, e, finalmente, faço a versão final a lápis, em guardanapos de bar.

Que sites você freqüenta online para compartilhar experiências ou informação?
www.whohub.com
orkut
bemfacildelembrar.blogspot.com
www.sóamadoras.com

Como foi sua experiência com editoras?
Já trabalhei em uma editora como revisor, a Intermédio. Durante minha meteórica passagem por lá, reduzi os erros ortográficos e gramaticais em 87%. Fui mandado embora depois que deixei passar uma foto do Papai Noel na capa de uma revista em pleno mês de abril.

Em que projeto você está trabalhando agora?
Estou trabalhando em um miniconto que vai entrar para o Livro Guinness dos Recordes como o mais longo mini conto do Mundo. Estou na terceira página.

O que você me recomenda fazer com todos esses textos que venho escrevendo há anos mas nunca os mostrei a ninguém?
Se nunca mostrou é porque devem ser ruins mesmo, hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores