5 de novembro de 2009

É mais rápido pela escada

Preciso atravessar a longa passarela construída por cima de um fétido arroio. Há duas maneiras de se chegar nela: por uma escadaria ou pela rampa. A escada é o meio mais utilizado, já a rampa é para os cadeirantes, ciclistas ou os escadofóbicos. Não me enquadro em nenhuma dessas categorias, mas mesmo assim vou pela rampa. De longe, avisto lá em cima na passarela uma senhora magra, de cabelos curtos quase brancos, parada diante da escada. Olha para a escadaria, depois vira-se para a rampa, e outra vez olha para a escadaria, e continua assim nessa curiosa indecisão por um tempo, até que chego lá em cima e ela me pergunta, educada: “Para descer...é mais rápido pela escada ou pela rampa?” Falo de pronto, sem precisar pensar muito: “Creio que pela escada seja mais rápido”. Ela assente com a cabeça, agradece e desce pela escadaria.


Ao atravessar a passarela, não consigo deixar de pensar na senhora e sua indecisão. Os caminhos que ela deveria escolher são como as decisões que devemos tomar nas nossas vidas. As escolhas que fazemos definem os caminhos que vamos trilhar. A senhora, naquele momento de indecisão, estava literalmente paralisada diante de suas escolhas. Sabia aonde queria ir, mas não qual a melhor maneira de se chegar lá. Cada caminho era diferente: a escadaria, embora mais rápida, é também mais perigosa, os riscos de tropeçar são maiores, exigindo mais da pessoa em vários aspectos; já a rampa é um caminho mais longo, porém mais tranquilo e seguro. Mesmo que ela estivesse aparentemente indecisa, seu próprio ato de não se decidir já era uma escolha, e a pior de todas. Precisou de alguém que lhe dissesse qual era o melhor caminho para poder se sentir segura. Ele deveria ter tomado um dos caminhos e feito o melhor possível dele, como diz Frank Sinatra: I did it my way.


(apresento aos leitores do SMUB, em primeira mão, um trecho do meu mais novo futuro bestseller de autoajuda: A Força Está em Você – As pequenas cenas do cotidiano do povo como fonte de aprendizado para trilhar um caminho de sucesso.) Em breve nas piores livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores