24 de janeiro de 2009

Racismo no Turismo

Aproveitando a onda das acusações de racismo feitas aos editores do SMUB, coloco aqui uma acusação que eu mesmo fiz um tempo atrás. Reproduzo abaixo a troca de emails com a Secretaria de Turismo de Caxias do Sul, cidade da Serra Gaúcha conhecida pela massiva colonização Italiana. A resposta do assessor de imprensa da Secretaria é de uma riqueza retórica invejável.





Caros,

Achei no mínimo infeliz uma frase escrita em um folder da Secretaria de Turismo de Caxias. Nele podemos ler que "Caxias do Sul é a miscigenação que deu certo". O que quer dizer isso? A frase tem um significado implícito que é: existem miscigenações que dão errado. Poderiam me dizer quais são essas?




Resposta:

Senhor Djegovsky.,


A miscigenação que dá certo é quando há o espírito solidário, o exercício da eqüidade, o respeito humano e o desejo de um mundo igual.
Miscigenação pode dar errada quando há má vontade em ver o mundo pelo lado construtivo em busca de paz duradoura.
Infeliz pode ser a atitude de pessoas mal intencionadas, o que espero, não seja o seu caso.
Quando possível, nos faça um,a visita e veja com seus próprios olhos que Caxias do Sul é acolhedora e se agigantou, graças à contribuição de inumeras raças, as quais formaram um povo vencedor. Aqui as coisas não dão errado, exatamente pela força de sua gente amiga, solidária, democrática e trabalhadora.
Um respeitoso abraço.
Dirceu Soares/Assessor de Imprensa








Caro Dirceu,

É possível que estejamos discutindo baseados num equívoco de interpretação. É o que posso deduzir da sua resposta, vaga, ambígua e carecendo da objetividade que a questão merece. Talvez o que o senhor entenda por miscigenção não seja a mesma coisa que o real significado dessa palavra. É possível que o senhor ignore que miscigenação se refere ao cruzamento inter-racial, e não ao convívio respeitoso de diversas raças numa mesma comunidade.
Assim, sem má intenção alguma (como o senhor insinuou), ainda pergunto: que raças estão envolvidas no cruzamento racial (miscigenação) que dá errado e no que deu certo (como é o caso de Caxias do Sul)?


abç





Djegovsky,


Com respeito e franqueza; em Caxias os bugres, negros, italianos, portugueses e inúmeras outra raças de valiosa contribuição para o engrandecimento do município se cruzaram. Há famílias com sobrenomes diversificados, gente parda com olho claro e assim por diante...Aqui na Secretaria do Turismo somos apenas em 4 funcionários e temos uma jornada diaria superior a 11 horas, de formas que não podemos ficar alimentando divergências, embora reconheçamos a legitimidade de suas colocações.Um abraço fraterno e tudo de bom ao amigo, familiares e às pessoas de bem!








Abaixo, alguns miscigenados de Caxias do Sul



2 comentários:

  1. Tenho que concordar: nem todo ocio e produtivo...

    ResponderExcluir
  2. comentarios: unico

    Anonimo Mais Importante (diretamente de Dourados)

    ResponderExcluir

Colaboradores