29 de novembro de 2008

Troféu Destaque

Pois há pouco recebemos um apelo comovente. Uma pessoa que estuda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul ganhou o Troféu Destaque do Salão de Iniciação Científica (uma espécie de feirinha de ciências de colégio, mas para crianças que já estão na faculdade) e pediu que divulgássemos o grandioso acontecimento nesta coluna. O curioso é que ela não mandou detalhes sobre o trabalho, nem o abstract da apresentação, nem uma reprodução do seu belo pôster. Tampouco ficou se gabando sobre o quanto seu trabalho vai mudar a humanidade se receber mais recursos governamentais. Nada disso, como um bom futuro cientista, esse inquieto cérebro mostrou que não se acomodou com esse espetacular reconhecimento público. Ele foi além do senso comum e descobriu utilidades inusitadas para o até então inútil objeto. Ele nos enviou fotos explicando suas descobertas.
Abaixo, mais um furo de reportagem deste blogue:







Num passe de mágica, o troféu pode se transformar em um lindo porta-retrato...


Ou num utilíssimo porta xícara.







Também se presta maravilhosamente bem para segurar pêras.







Na cozinha, as utilidades são inúmeras:






Porta vidro de azeite de oliva extra-virgem.




Escorredor de colher.
Escorredor de detergente direto na esponja.









Um excelente carregador de sacolas plásticas que impede que você machuque os dedos.




Para os gaúchos, tem uma surpresa especial, o troféu é também um ótimo porta cuia de chimarrão.

14 comentários:

  1. hahaha
    excelente... agora já sei o que fazer com minha coleção de troféus, há anos impedindo que folhas-rascunho voem com o vento.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, achei horrível isso de debochares de uma instituição tão sagrada quanto a pesquisa acadêmica. Para mim, a pesquisa universitária é um templo de adoração e não de achacalhação. Desde criança frequento as feiras de iniciação à ciência com devoção, porque é dali que partem os cérebros preciosos de um país. Sinceramente.
    Ataíde

    ResponderExcluir
  3. Pra quem acha a apresentação do SIC uma bobagem eu daria mais uma utilidade.. enfie no .... isso mesmo!
    Uma das unicas instituições que se preocupa com o desenvolvimento de jovens pesquisadores não merece esse insulto. Ou se vc só faz estágio por causa da bolsa está atestando sua burrice monetária pq qualquer lugar paga mais que 300 pila mor mês!

    ResponderExcluir
  4. Acho que as pesquisas realizadas na universidade são importantes. Acho muito importante a ufrgs valorizar os alunos que se dedicam mais aos seu trabalhos extra-classe.
    Contudo, concordo que o troféu é inútil. Um desperdício de plástico. Pra mim, poderiam dar um vale RU que já estava bom: RU de graça por um mês?... Ou por uma semana?..Um dia: Café da manhã, almoço e janta.

    Agora, desconsiderar a iniciativa da universidade de valorizar a pesquisa dizendo que é feirinha de ciência... é ignorância. Realmente, se você faz parte desta universidade(ou de qualquer outra instituição federal de ensino superior, e diz isso, realmente, você não sabe onde está, pois não sabe quais as funções da universidade para com a sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Que blog sensacional. Jamais imaginei que um troféu fosse causar tanta polêmica. Abração

    ResponderExcluir
  6. O senhor Rafa, em um comentário anterior, sugeriu, com muita imaginação, mais uma utilidade para o troféu.
    Agradecemos a sugestão e solicitamos que, assim que ele tiver fotografias desse novo uso, ele pode nos enviar pois a publicaremos com alegria.

    ResponderExcluir
  7. Parabens! As fotos são muitos criativas. Se tivesse usado essa criatividade no seu trabalho e não nessas mangolices, talvez teria ganhado mais com isso, tipo o prêmio principal da "feirinha" (que ele deve saber qual foi), e assim não ficar tão magoado. O trófeu pode não ser o mais legal, mas o importante é o incentivo que é dado aos jovens que levam a pesquisa a sério, em um país onde muitos pensam que cientistas são desocupados e que seu trabalho não tenha relevância. Talvez tenha algo mais útil pra se fazer nesta vida, tipo apresentar talk show ou escrever um blog, quem sabe...

    ResponderExcluir
  8. Informo que nao escreverei mais nesse blog, porque nao quero nem meu nome divulgado nem ter minhas opinioes confundidas com a de certos anonimos... rs rs
    Embora so tenha frequentado a Universidade Federal de Dourados, sei que so nao se decepciona com a pesquisa universitaria como e feita(principalmente na UFRGS), quem nao tem senso critico nem vontade de fazer algo melhor.

    ResponderExcluir
  9. Mr. Anônimo de Dourados,

    Você pode postar continuar postando e assinando com um pseudônimo, né?
    Se não, realmente pode ser confundido com outros anônimos que, para o leitor, parecem uma pessoa só.
    abçs

    ResponderExcluir
  10. Ter que explicar piada eh foda...

    ResponderExcluir
  11. Muito criativos os usos para o troféu. Não faz sentido ficar bravo com a criatividade do autor das fotos. Além do mais, não deixa de ser uma divulgação do prêmio, da instituição e do potencial criativo dos ganhadores dele. Parabéns!

    Abraço

    pablo
    http://cadeorevisor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, pára! Que tipo de idiota se ofende com um post desses?? A crítica é mais que válida! E o cara pegou leve com o "feirinha de ciências"! Agora, vir dizer que aquilo estimula a ciência é foda, viu! É por causa de hipocrisia como essa e puxa-saquismo de intelectualóides da academia é que a nossa ciência tá no patamar que tá...

    ResponderExcluir
  13. comentarios: 9 e 11

    Anonimo Mais Importante (diretamente de Dourados)

    ResponderExcluir

Colaboradores