6 de agosto de 2008

Manual do Intelectual Pop (passos 14 a 17)

Damos continuidade ao já tradicional M.I.P.

14- Tenha um distúrbio psiquiátrico.
Hoje em dia todo mundo tem algum transtorno obsessivo-compulsivo, o famoso TOC. É legal contar para os amigos todas as suas manias de organização, limpeza, obsessão por simetria, etc. Ultimamente a bipolaridade já está desbancando o TOC em matéria de popularidade. Todos querem ser um bipolar (já que maníaco-depressivo é uma expressão meio démodé). Antes já havia sido o Déficit de Atenção, que ainda está em alta entre as crianças. Minha aposta é que a próxima moda seja a esquizofrenia.


15- Ande com livros.
É importante ter sempre um livro debaixo do braço. Não importa qual, provavelmente seu interlocutor não terá lido mesmo e não saberá se presta ou não presta. Se alguém cometer a ousadia de perguntar sobre o que é, pode dizer que é sobre “uma alma angustiada em busca de respostas” ou se insistirem mais diga que “é um retrato poético da condição humana sob o ponto de vista de um sofá”. Claro, faça um esforço e evite O Código da Vinci e O Segredo.


16- Entenda os filmes do David Lynch.
Claro, não precisa entender realmente, basta dizer que entendeu. Não tema, ninguém vai questioná-lo com profundidade sobre isso, já que ninguém mais entendeu também.

17- Não tenha TV em casa.
Não se preocupe, você pode acompanhar o noticiário pela internet e assistir os filmes do David Lynch no monitor do computador.

8 comentários:

  1. Olá Diego,

    Obrigada por sua visita no meu Blog, embora vc não tenha usado de simpatia para um primeiro contato. Respeito a sua opinião, bem como, a de todas as pessoas que por lá passam, no entanto, gostaria de sugerir que vc use um pouco mais de sutileza qdo tecer a sua opinião, ainda que, tenha um fundamento.
    Sabe Diego, sua sinceridade em demasia poderá ser confundida com má educação.
    No mais, não é por isso que não poderei um dia quem sabe ser sua amiga.
    Fiz grandes amigos por aqui e sei que vc não teve má intenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego,
    tb vim agradecer tua visita ao blog e por sua opinião critica em relação ao texto da menina que foi premiada pela Unicef. Infelizmente tal premiação só foi divulgada na internet devido a premiação da estudante...de qualquer forma há varios textos, outras redações no compendio disponibilizado pela Unicef.

    Bem, quem demonstrar sua intelectualidade o tempo todo acaba se tornando um pseudo-chato!!! Eu, sobrevivi a minha biblioteca e não suporto David Lynch e morro de vergonha de meu toc de limpeza...principalmente por ter um marido bagunceiro e uma cadela roedora - tão somente por isso tenho TOC de limpeza. Mas nada que uma diarista não resolva não é mesmo???...chuto o pau da barraca e chamo pela diarista

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei as idéias. Já ando com um livro e não vejo televisão. Quanto ao moço dos filmes, não faço idéia de quem seja e não creio que valha a pena saber.
    Falta-me decidir a qual transtorno vou aderir. Estou tentado a escolher a esquizofrenia. Gosto de ser vanguardista.

    Abraço,

    Pablo
    http://cadeorevisor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Sobre os TOC`s, em breve organizarei, no meu apartamento, reuniões semanais apenas com pessoas obsessivas por limpeza.(as inscrições já estão abertas) Assim, quem sabe, economizo com a faxineira e ainda dou um jeito na minha bagunça doméstica.

    abçs
    PS: se você não conhece David Lynch e ainda quer ser um Intelectual Pop, sugiro que volte ao "Passo #1" e recomece etapa por etapa com mais determinação.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o post anônimo lá em cima, a princípio fiquei com medo com tanto ódio dirigido à minha pessoa, mas depois fiquei bem feliz. Mostra que já consegui completar o Passo #6: Arranje um desafeto.

    ResponderExcluir
  6. agora tenho um blogui. ve se visita. :P

    ResponderExcluir
  7. Eu acrescentaria "recheie seu vocabulário com palavras de muitas sílabas e verbos intelectualóides" (ex: contemporaneidade, problematização; contextualizar, relativizar, fruir). E "tenha uma obra de arte em casa que não lhe diga nada" (e nem aos outros também), mas tenha uma boa explicação para ela na ponta da língua). Tipo, uma tela preta com um ponto branco no canto direito, mas você terá um ótimo texto justificador da obra para recitar pros amigos em reuniões regadas a tâmaras e damascos secos, vinho do azerbaijão e jazz de um grupo exótico da Guiana Francesa.

    ResponderExcluir
  8. Madame MIN:
    Sobre essa tal reunião regada a tâmaras e damascos secos e vinho do Azerbaijão... Quando vai ser?

    ResponderExcluir

Colaboradores