24 de julho de 2007

Quem é Shenkapur Ravrishananda?







. Consegui convencer meu guru, meu guia espiritual, o grande sábio Shenkapur Ravrishananda, a contribuir com o blogue. Ele costuma ser reservado, não tem o hábito de aparecer na mídia, e menos ainda no churrasco de fim de ano da firma. Mas depois de muita conversa, ele assentiu em participar, visto que poderia passar os seus ensinamentos para um número maior de pessoas sem precisar conhecê-las pessoalmente. Então ele me passa seu material, e eu o publico aqui sem qualquer censura (a menos que seja necessário, claro). Minha relação com ele vem de há muito tempo, quando me salvou de uma crise me mostrando a luz. É ele que me traz estabilidade e lucidez nesse mundo selvagem, evitando que eu exploda a qualquer momento e quebre tudo.





Para quem ainda não teve o prazer de entrar em contato com sua obra, coloco aqui um brevíssimo curriculum do mestre:




Nascido na Índia em 1939, na cidade de Hyderabad. Foi o terceiro filho em uma família tradicional da cidade. Alcançou a iluminação espiritual cedo, aos 16 anos, depois de se despedir da família e do dinheiro e subir ao segundo monte mais alto de Hyderabad e jejuar por mais de três horas ininterruptas. Logo depois, seu chofer veio lhe buscar. Nessa idade, já na condição de iluminado, liderava uma manada de elefantes na cidade, o que trouxe diversos transtornos aos habitantes e uma multa de 2 milhões de rúpias ao seu pai, que o enviou para Ethon, na Inglaterra, onde aprendeu a recitar Shakespeare com sotaque britânico em oito graus diferentes de afetação.
Batizado como Jeev Atwal, mudou seu nome para Shenkapur Ravrishananda em 1957. Ravrishananda significa "aquele que subiu descalço a montanha gelada e só desceu depois do terceiro eclipse lunar". Shenkapur não significa nada - era apenas o nome do seu cachorro - e resolveu adotá-lo unicamente pela sonoridade.

Veio para o Brazil em 1968, em busca de refúgio, pois teve problemas com a lei em sua terra natal. Desde 1987 vive no interior de São Paulo, mais precisamente, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta. Publicou Meditando ao Amanhecer. Devido ao grande sucesso desse livro, escreveu ainda Meditando ao Meio Dia, Meditando ao Anoitecer e Meditando pela Madrugada. No prelo está sua mais nova obra: Por que não meditar entre uma refeição e outra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores