31 de janeiro de 2013

Livro de Antiajuda



Já é sabido que os livros de autoajuda, que tiveram sua ascensão nos anos 80 e seguiram firmes nas listas de mais vendidos até o início do século 21, estão em plena decadência, sendo substituídos no (mau) gosto dos leitores(?) por outros gêneros tão ruins quanto, como vampiros, enriquecimento em família e biografias de pseudocelebridades.

Por isso, me apressei em escrever o primeiro exemplar daquilo que deve ser a nova onda literária do momento: os livros de antiajuda. Abaixo, coloco trechos dessa obra que em breve deve estar à venda nas piores livrarias do ramo. Com vocês, O último livro que você precisava ler.



Então você acha que com a força do pensamento positivo pode conseguir tudo, certo? Que se desejar algo muito profundamente o universo vai conspirar a seu favor, não é? Talvez também acredita que, para se destacar em algo, bastam 99% de transpiração e apenas 1% de inspiração, é isso?

Você acha que é especial, um milagre de vida, um espermatozoide que chegou em primeiro lugar numa corrida entre milhões. Você se enxerga como um ser complexo, com angústias únicas. Sua mente é criativa, pois você tem pensamentos tão doidos e originais que nem consegue expressá-los com palavras.
Embora você seja jovem, você é uma pessoa amada e já deixou muitas marcas nas pessoas ao seu redor. Você será lembrado como uma pessoa boa e bem humorada.

Não lamento em informar que nada do que foi dito acima condiz com a verdade.



99% transpiração
Alguém espalhou por aí que,se nos esforçarmos, conseguimos qualquer coisa que quisermos. Isso se dá pela observação dos grandes talentos, das pessoas que têm excelência no que fazem. Todos eles se esforçam, treinam, ensaiam, estudam muito mais do que a média, mas isso porque eles já nasceram com um dom, e estão apenas tentando aperfeiçoá-lo. Há milhares que trabalham, ensaiam e se esforçam e não saem do patamar do medíocre. Você é um deles.

Um milagre de vida
Seu nascimento é mero acaso, como o de bilhões de outras pessoas. Seus pensamentos, se é que podemos chamá-los assim, são iguais aos de todo mundo. Assim como seus sentimentos e angústias. Quando passam pela sua cabeça coisas que nem consegue expressar, isso é um grito de socorro de seu cérebro querendo se libertar da prisão que é uma nulidade como você.



Deixa marcas
Você é comum, não vai fazer nada de marcante ou memorável na sua vida insignificante. Por que alguém se lembraria de você depois que se for? Lembrarão talvez dos seus erros e das vezes em que você magoou alguém. Seu humor? Isso nunca existiu. As pessoas riam do que dizia apenas quando estavam alcoolizadas.

Alguém te amou
Ninguém te amou, o máximo que aconteceu foi alguém ter projetado equivocadamente seus próprios desejos e ideais em você. Mesmo assim, por um curto período que, ao terminar, acordou a vida da outra pessoa de um pesadelo.

Você não passa de um peso para a sociedade. Qualquer cachorro de rua desperta melhores sentimentos que você. Você não chega a ser digno de pena, pois não fez nada para merecer mais que isso.


Quando o Gmail diz:
"Parabéns! Você leu todas as mensagens da sua caixa de entrada", está apenas tentando te consolar pelo fato de que ninguém mais se importa com você. Mesmo para os robôs de Spam, que se lembram até do aniversário de casamento da sua avó, você é facilmente esquecível.
Se o seu epitáfio for honesto, lá constarão palavras da mesma ordem semântica de "trivial", "ordinário", "pequeno".

A propósito, você está sozinho no mundo, e vai morrer assim.

3 comentários:

  1. awesome!
    you should write volume 2 and on.. ;)

    btw mo matter what you say.. i DO love you !

    yours truly
    me & myself & eye

    ResponderExcluir
  2. i soooo needed to read all of that, perfect timing!

    as stated above, please do continue writing volume 2 and on, we all need your wisdom.

    as for me, i don't love you :) beijo...

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha

    Thanks Rachel for making me laugh this morning! ;)

    ResponderExcluir

Colaboradores