8 de maio de 2010

As mães não têm culpa

Eu ia escrever aqui um texto intitulado "As mães não têm culpa". E foi o que eu fiz mesmo. Mas é que o texto teria outro conteúdo. Eu ia falar que a gente pensa nas mães dos grandes homens da História (Gandhi, etc.) e que, se não fosse por elas, eles não teriam vindo ao mundo; mas ia em seguida lembrar que os grandes vilões da História (Hitler, etc.), por coincidência, também tiveram mães. E ia dizer que, assim como as mães dos grandes não assumem os méritos dos filhos, as mães dos vilões também não são responsáveis pelas crueldades dos seus rebentos. E no final as obsolveria totalmente - As mães não têm culpa! - fazendo uma citação da minha própria mãe, cuidando sempre para não deixar transparecer muito o objetivo catártico do texto, e assumiria integralmente a responsabilidade pelos meus fracassos, num final apoteótico cheio de lágrimas.

Acredite, seria assim o texto.

Mas aí me lembrei da Barbara Bush, mãe do George W. Bush, e então me arrependi e vi que besteira fenomenal teria sido escrever o tal texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores