6 de janeiro de 2010

Apelando

É um fato que nos meses de janeiro e fevereiro a audiência internética cai cerca de 58, 3%. Aqui no blog a coisa é pior ainda: como o público é composto majoritariamente por gente de posses, nas férias 92, 3% dos leitores abandonam o SMUB e se dirigem à Europa, aos Estados Unidos ou a Punta del Este, só retornando depois do Carnaval. Por isso é que vou testar alguns novos recursos para garantir audiência. O primeiro deles me parece infalível: no canto superior direito, durante esta semana, você verá fotos mimosas de filhotes de bichinhos fofinhos. Não há quem resista sem dizer um óóóoooouuhmmmm...

Mas aí você pergunta: Se a audiência é tão importante assim, por que não trata de melhorar o blogue?
E eu respondo: Como assim melhorar?
Você diz: Ora, não é tão difícil. Pra começar, podia mudar este leiaute antiquado, quase primitivo, colocando algo de mais classe e contemporâneo, para dar mais credibilidade. Há blogues de crianças de quinta série que tem o visual mais elaborado. Depois, quanto ao conteúdo, poderia postar coisas realmente úteis, notícias interessantes, ou mesmo textos mais reflexivos e profundos; algo que trouxesse novidade para a vida das pessoas. Humor de vez em quando também não faz mal a ninguém.
E eu: hjmm...certo..., estou anotando... continue...
Você continua: Na verdade, poderia trabalhar para que o blogue tivesse uma identidade, uma cara, para que os leitores soubessem o que encontrar quando entrassem aqui. Lembra como você se atrapalhou pra responder quando um leitor entrou perguntando: "mas esse blog é sobre o quê, afinal?"
Eu: Mas os blogues de grande audiência só têm autoajuda, bichinhos fofinhos, fofocas de celebridades, piadas velhas requentadas, mensagens de amizade, vídeos virais da semana, essas coisas bobas...
Você diz: Puro preconceito da sua parte! Há milhares de blogues com conteúdo desse tipo que continuam praticamente sem leitores. E há ótimos blogues que não se valem desses recursos apelativos. Você não precisa nivelar seu público por baixo.
Eu: ...hmmm... certo... "não nivelar por baixo"...
Você: Não precisa anotar tudo isso, não são diretrizes, apenas algumas sugestões.
Eu: Ok, vou fazer assim, então, se os bichinhos fofuxos não funcionarem, eu mudo de estratégia, e talvez acate suas sugestões. Falando nisso, já viu essa foto do filhotinho de coelho hoje?
Você: óóóoouhmmmmmmmm.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores