26 de novembro de 2009

Bolacha X Biscoito parte 2


Já disse aqui que uma das vantagens do meu celular roubado era usar seu gravador para gravar (como não repetir essa raiz?) coisas na rua. Lembrei que pouco antes do roubo eu transcrevera os depoimentos da minha pesquisa linguístico-gastronômica. Abaixo reproduzo os depoimentos colhidos no gravador e também os fornecidos por meios internéticos. São subsídios para a minha tese de mestrado: "Bolacha X Biscoito: uma aproximação sóciolinguística sob o viés pós-schwartzkapoviano" que começarei a escrever tão logo seja aceito em algum mestrado, o que só acontecerá se eu um dia me candidatar a um, o que só vai ocorrer depois que eu terminar a graduação, que só vai acontecer quando...bom, deixa isso pra lá.

Sobre a pesquisa:
- Nota-se uma maior elaboração nas respostas dadas por meio da internet.
- De todos os depoimentos, apenas 3 são de homens, o que mostra um curioso desinteresse dessa raça diante de tão intrigante questão.
- Percebe-se uma forte tendência de o entrevistado responder na ordem inversa da pergunta, que jamais foi alterada.

A pergunta foi: Qual a diferença entre bolacha e biscoito?

Ao vivo: -->
Biscoito é doce, bolacha é salgada: biscoito de polvilho, bolacha de água e sal.

Biscoito é salgado, bolacha é doce.

Biscoito é recheado, bolacha não.

Biscoitos são coisas assim compridinhas, bolacha é algo assim achatado, ou redondo ou quadrado, mas achatado. Biscoito é algo assim tipo um pênis, um dedo. Isso é biscoito.

Biscoito acho que é mais encorpado, bolacha ou é assim achatada ou tem recheio no meio.

Nossa, pra mim bolacha acho que é mais a recheada e biscoito é tipo...

Bolacha é aquelas que tu compra recheada no super.

Biscoito é caseiro, a bolacha é industrializada.

Bolacha é doce, biscoito é salgado.

Essa é uma questão tão antiga...eu não sei...Eu tenho uma ideia que bolacha é uma coisa mais simples e biscoito é mais sofisticado.
Pela Internet:
eu falo bolacha, biscoito é tão malhação

Eu sempre conheci por bolacha, biscoito só vejo falarem na tv. Pra mim é tudo bolacha

acho que bolacha é doce e biscoito é salgado, ou vice-versa ao contrário, o que, fatalmente, dará no mesmo resultado, porém não sendo este necessariamente o correto, então podemos considerar a possibilidade do biscoito ser o afortunado com açucrinhas e a bolacha com o sal do mar. Ou ambos a mesma coisa.

Sempre achei que a diferença fosse regional: no sul a gente costuma falar bolacha, no Rio falam mais biscoito. Tipo lavação e lavagem de carros. Os dois tão certos, mas lá em Porto Alegre eles só falam lavagem.

Biscoito tem recheio, bolacha só tem massa...acho que é isso.
A maioria dos autores considera que a designação biscoito é mais geral. As bolachas seriam um subconjunto dentro do universo dos biscoitos, correspondendo aos biscoitos mais secos e de forma mais plana e achatada. Ou seja, toda bolacha é biscoito, mas nem todo biscoito é bolacha. De qualquer modo, percebo que, no Brasil, utilizar predominantemente a designação bolacha em lugar de biscoito, mesmo quando o alimento em questão não se enquadra exatamente nos critérios, acaba se configurando como uma sutil forma de afirmação linguística das populações dos estados “periféricos”, ou seja, dos estados que estão fora da região sudeste, distanciados do poderoso eixo Rio-São Paulo. Por isso, é comum entre gaúchos e nordestinos, por exemplo, empregar mais frequentemente o vocábulo bolacha. Esse uso surge como uma forma de autoafirmar a condição de marginalidade e, simultaneamente, buscar a cristalização de uma identidade local que possa, quiçá, fazer frente à cultura das regiões hegemônicas.

Depoimento de Edson, Engenheiro de Produção de Alimentos:
 
"O certo é Biscoito

Consulte sites de supermercados se algum deles menciona a palavra bolacha. Pode consultar os sites de supermercados de São Paulo ou do Sul onde se fala mais errado.

Nao existe diferença de doce ou salgado; rechado ou sem recheio, tudo é biscoito.

E não existe processo industrial onde o biscoito é cozido duas vezes como na origem da palavrea BISCUIT.

Bolacha é nome popular para tapa na cara.
"
 

11 comentários:

  1. Essa fixação na questão bolacha, biscoito... acho que tenta desviar da verdadeira fixação: rosquinha.

    ResponderExcluir
  2. "Registrar". A sugestão é ótima, e eu não tinha pensado nisso. Mas, ainda ssim, não fico totalmente satisfeito. Acho que eu queria "gravar" mesmo, pois posso registrar a lápis, numa câmera fotográfica, na memória, etc.
    Vou deixar assim mesmo. Ou quem sabe a gente muda o "gravador"?

    ResponderExcluir
  3. Sobre a rosquinha.
    Engraçado, eu ando tão irascível e mau humorado ultimamente (desde março de 1997, mais ou menos) que, quando vi, estava aproveitando esse comentário para dar uma resposta extremamente baixo nível, mas aí me contive.

    Mas acho que rosquinha é um departamento totalmente diferente. É bem mais facilmente definível, justamente por levar no nome a descrição do seu formato. Alguns dirão, espevitados como peixinhos dourados num aquário novo: "Mas não é o caso de bolacha também?" E eu lhes responderei, tranquilo como água de poço: "Não".

    ResponderExcluir
  4. Ficar mau-humorado com uma provocação. Normal.

    Não te disse que tu anda mais humano?

    Talvez constatar isso também te deixe mau-humorado, mas daqui um tempo tu vai ver que isso é um progresso. Vai por mim!

    ResponderExcluir
  5. Eu não diferencio um anônimo de outro. Às vezes acho que é sempre o mesmo, outras vezes acho que são 20 pessoas diferentes.Bem que os anônimos podiam usar pseudônimos,ia ser mais divertido.

    ResponderExcluir
  6. vamos parar de brigar voces dois.....biscoito é biscoito pra carioca e bolacha é biscoito pra paulista...entendido?

    ResponderExcluir
  7. Não estamos brigando (eu pelo menos não estou). Anonimo é a mesma pessoa. Bom, pelo menos até agora. Eh que sou multifacetada. Isso é uma dica. Pra mim tava sendo divertido, mas se pra ti não, eu entendo.
    Foi bom enquanto durou. Abraco!

    ResponderExcluir
  8. Eu também não estava brigando.
    Eu acho.
    Mas vou brigar se continuarem com esse papo de "está te humanizando". Não veem que isso está me desestabilizando moralmente?

    ResponderExcluir
  9. Finalmente vejo um lado positivo em estar me humanizando: com o crescimento do meu polegar opositor vou acabar digitando mais rápido.

    ResponderExcluir
  10. O certo é Biscoito

    Consulte sites de supermercados se algum deles menciona a palavra bolacha. Pode consultar os sites de supermercados de São Paulo ou do Sul onde se fala mais errado.

    Nao existe diferença de doce ou salgado; rechado ou sem recheio, tudo é biscoito.

    E não existe processo industrial onde o biscoito é cozido duas vezes como na origem da palavrea BISCUIT.

    Bolacha é nome popular para tapa na cara.

    Edson.
    Engenheiro de Produção de Alimentos.

    ResponderExcluir

Colaboradores