4 de maio de 2009

Há Cem Anos...Parte 2



(este post é dedicado a todos aqueles que se opõem à reforma ortográfica)



As notícias abaixo foram todas publicadas há mais de cem anos no jornal Correio do Povo. Exceto uma, que eu inventei e acrescentei.




Os chapéus nos theatros – Como no Rio de Janeiro, tambem na capital de S. Paulo, a municipalidade aprovou, aliás por 7 votos contra 6, um projecto de lei vedando o uso dos chapéus nos theatros. (17/12/1908)

Escandalo – Hontem, à tarde, um commerciante estabelecido á rua general Caldwell, no 2º districto, provocou escandalo, offendendo physicamente sua esposa. Esta, por sua vez, aggrediu o marido. O facto alarmou o vizindario, saindo contundidas diversas pessoas que acudiram afim de apaziguar o casal. Muitos populares affluiram ao local. (22/12/1908)

Attestado de virgindade – Uma senhorita, acompanhada de sua mãe, esteve hontem na delegacia judiciária do 3º districto, pedindo ao dr. Freitas Valle, um attestado de virgindade. A jovem em questão fora examinada pelos médicos legistas da policia, os quaes constataram o seu estado de virgem. (11/12/1908)


Baile Municipal – Compareceram, hontem, ao Baile Muncipal, o deputado Mario Mascarenhas e sua espôsa. O digno servidor do Estado apresentousse em trajes de Pierrot e sua acompanhante fez as vezes de Colombina. Diversas auttoridades municipaes e estaduaes prestigiaram o alegre evento.(14/12/1908)

Despejo original – Uma mulher, moradora á rua Andrade Neves, poz, hontem, na via publica os moveis pertencentes a uma sua companheira de casa. O facto attraiu muitos curiosos que estacionaram em frente ao predio em questão. (30/12/1908)

Bengala achada – O sr. Mario Moraes, depositou, em nosso escriptorio, uma bengala que achou, hontem, á praça Senador Florêncio. (29/12/1908)

Picado por cobra – Está em tratamento, na santa Casa, Guilherme Conceição, que, ante-hontem, nas ilhas, quando cortava capim, teve o pé direito picado por uma cobra.

Mordido pó um jacaré – Hontem, ás 5 horas da tarde, no arrabalde da Tristeza o cidadão Adelino foi mordido na mão direita, por um jacaré, quando procurava agarral-o á beira da praia. No ambulatório do 2º posto, o enfermeiro Paulino Guerra fez-lhe os necessários curativos, em três profundos ferimentos. (31/12/1908)

Joias perdidas – Hontem á rua dos Andradas, distincta senhora perdeu um relógio de ouro e corrente do mesmo metal. A’ pessoa que achou as joias roga-se o obsequio de trazel-as ao nosso escriptorio do Correio do Povo, onde será gratificada. (31/12/1908)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores