8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher 2013



Eu estava no Canadá e me virei pra uma colega no trabalho: "Parabéns". Ela me olhou estranho e foi embora. Passou outra e fui mais enfático: "Parabéns pelo dia da Mulher". Ela fez uma cara de quem não estava entendendo nada. E expliquei: "Hoje é o Dia Internacional da Mulher!". 
                  
- Nunca ouviu falar nisso, ela disse.

Chamei outras colegas e foi igual com todas. Aí fui pra casa intrigado. Como assim? Nunca ouviram falar no Dia da Mulher? E no Canadá, um país de educação altamente desenvolvida?
Naquela noite fria e chuvosa, carregando duas pulgas atrás da orelha, fui pra biblioteca pública, me esgueirando pelas suas empoeiradas prateleiras e me debrucei sobre calhamaços por uma tarde inteira (na verdade abri direto o wikipedia, mas não resisti ao efeito dramático). E o que descobri?

Que o tão celebrado Dia Internacional das Mulheres, em primeiro lugar, não é tão internacional assim. Por quê? Porque surgiu como um evento do Partido Comunista, e se alastrou por países de cultura comunista, principalmente União Soviética e países do Leste Europeu, por isso minhas colegas canadenses nunca tinham ouvido falar nessa data que de início se chamava "Dia Internacional da Trabalhadora". 


Nada como um país tão evoluído que não precisa de um dia pra lembrarem de respeitar as fêmeas da espécie.




PS: Amigas do Japão e Coreia também nunca ouviram falar na data

Um comentário:

  1. Mr Bloguito, it's just important nowadays because even though women have come a long way from times when we were worth less than a horse and probably the same as a slave, or less.
    One day will come where we won't have to celebrate rights that are already ours. But thanks for mentioning the day in your brog. :)

    ResponderExcluir

Colaboradores